METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM ODONTOLOGIA: GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E DE OBSERVAÇÃO (GV/GO)
Resumo
No atual contexto social que vivemos em que a tecnologia da informação amplia seuacesso ao jovem do ensino superior num processo meteórico de desenvolvimento,
verifica-se a necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Este
debate ganha espaço na formação em odontologia, na medida em que as Diretrizes
Curriculares Nacionais propõe a formação de um profissional capaz de desenvolver
ações no âmbito individual, coletivo, capacidade crítica de analisar problemas sociais e
propor soluções. O professor, frente ao trabalho docente, passa a ter um desafio na
busca de metodologias para organizar e operacionalizar sua prática. A formação
acadêmica por meio da aprendizagem baseada nas metodologias ativas é uma das
abordagens inovadoras e vem ocupando seu espaço entre as principais universidades do
mundo. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma estratégia de ensino que pode
ser desenvolvida na área de odontologia em saúde coletiva. Assim a proposta
metodológica Grupo de Verbalização e de Observação (GV/GO) é uma estratégia que
pode ser utilizada quando o número de estudantes é elevado pela subdivisão dos grupos
em grupo de observação e grupo de verbalização. Os acadêmicos são divididos em dois
grupos, uma para verbalização de um tema e outro de observação que serão organizados
em dois círculos, um interno (verbalização) e outro externo (observação). Num primeiro
momento, o grupo interno verbaliza, expõe, discute o tema; enquanto isso, o GO
observa, registra conforme a tarefa que lhe tenha sido atribuída. Como fechamento o
GO passa a oferecer sua contribuição, conforme a tarefa que lhe foi atribuída, ficando o
GV na escuta. O papel do docente é realizar o fechamento contemplando os objetivos e
incluir elementos do processo e dos produtos obtidos. O grupo de verbalização será
avaliado pelo professor e pelos colegas da observação, utilizando critérios como: clareza
e coerência na apresentação, domínio da problemática na apresentação, participação do
grupo observador durante a exposição e relação crítica da realidade. Na construção do
conhecimento, essa dinâmica possibilita desenvolver nos acadêmicos as seguintes
habilidades: análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, obtenção e
organização de dados, comparação, resumo, observação e interpretação.
Downloads
Publicado
2016-02-01
Edição
Seção
TRABALHOS
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.