O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. Instruções preliminares aos autores

1.1 Responsabilidade dos autores

Os autores do artigo são os responsáveis pela autenticidade do trabalho. A submissão do manuscrito deve ser acompanhada de uma “Declaração de Responsabilidade” - cópia digitalizada (Anexo I), devidamente assinada por todos os autores atestando que o trabalho não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, nem tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.

 

1.2 Ética na pesquisa envolvendo seres humanos

A observância dos preceitos éticos referentes aos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores. Para pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil, os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e resoluções complementares, para situações especiais. O número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa deve ser descrito na seção Metodologia.

 

  • Envio de manuscritos

 Os trabalhos deverão ser encaminhados pelo site da FACER- Faculdade de Ceres dentro dos prazos divulgados. Utilizar o seguinte endereço: http://www.facer.edu.br/informacoes/22-revista.html seguindo o passo-a-passo descrito.

 

  • Modalidades de manuscrito

O Conselho Editorial da REFACER acolhe manuscritos nas seguintes modalidades:

  1. Artigo original - limite: máximo 25 laudas (exceto referências)

Para modalidade artigo original exige-se no mínimo 10 referências bibliográficas.

  1. b) Artigo de revisão - limite: máximo 30 laudas (exceto referências)
  2. c) Estudo de caso - limite: máximo 15 laudas (exceto referências)

 

  • Formato dos manuscritos

 

  • Serão acolhidos manuscritos redigidos no idioma português.
  • O trabalho deverá ser digitado em espaço 1,5, fonte Times New Roman 12, no formato .doc ou .docx (Documento do Word), em folha-padrão A4, as margens superior e esquerda devem ter 3 cm e inferior e direita 2 cm. Não são aceitas notas de texto de pé de página.
  • Cada página do manuscrito deverá apresentar numeração no canto superior direito, bem como apresentar numeração em suas linhas (à partir da Introdução), iniciando-se novamente a numeração na página seguinte.

 

  • Folha-de-rosto:

 

  1. Título do manuscrito em português: Justificado. Fonte: Times New Roman 14, negrito e caixa alta; Título do manuscrito em inglês: Justificado. Fonte: Times New Roman 14 em caixa alta (em itálico);

 

  1. b) nome completo dos autores e das instituições a que pertencem, seguido do endereço eletrônico de todos os autores;

 

  1. c) para o autor correspondente: endereço completo e endereço eletrônico, números de fax e de telefones.

 

Exemplo:

 

VIGILÂNCIA DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO PÓS-ALTA HOSPITALAR EM HOSPITAL DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL: ESTUDO DESCRITIVO RETROSPECTIVO NO PERÍODO 2005-2010.

 

SURVEILLANCE OF SURGICAL SITE INFECTION AFTER HOSPITAL DISCHARGE IN A TEACHING HOSPITAL IN THE STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL: A RETROSPECTIVE DESCRIPTIVE STUDY IN THE PERIOD 2005-2010.

 

 

Florence Nightingale (NIGHTINGALE, F.) – usar abreviação conforme Curriculum Lattes Departamento de Enfermagem. Faculdade de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo -SP, Brasil. florence@hotmail.com

 

Hans Christian Gram (GRAM, H.C.) – usar abreviação conforme Curriculum Lattes Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Departamento de Microbiologia, Faculdade de Farmácia, São Paulo, São Paulo -SP, Brasil gram@hotmail.com

 

Endereço para correspondência:

Av. Dr. Arnaldo, 351, Pacaembu, São Paulo-SP. Brasil. CEP: 01246-000

e-mail: gram@hotmail.com

  • Resumo

 

Parágrafo único, espaçamento simples, com até 250 palavras, estruturado com as seguintes seções: Introdução; Objetivo; Metodologia; Resultados e discussão; Conclusão.

Palavras-chave: de três a cinco descritores

 

  • Abstract

 

            Versão em inglês do Resumo, contendo as mesmas seções do Resumo.

                   Keywords: de três a cinco descritores

 

 

  • Corpo do manuscrito

 

 

 

Texto completo

 

Os manuscritos nas modalidades de artigo original deverão apresentar as seguintes seções, numeradas nesta ordem: 1. Introdução; 2. Metodologia; 3. Resultados e Discussão, 4. Conclusão, 5. Agradecimentos (se houver) e 6. Referências. Tabelas e figuras deverão ser inseridas logo após a citação no manuscrito.

 

 

6.1 Introdução:

 

Apresentação da ideia central do estudo, justificativa e objetivo, nesta ordem.

À partir da Introdução, cada linha de ser numerada e iniciada novamente em cada página para orientar a correção dos revisores.

 

 

6.2 Metodologia:

 

Descrição detalhada da metodologia empregada. Identificar o tipo de estudo, ex: “estudo retrospectivo de levantamento de dados”, local e população estudada, procedimentos de coleta dos dados, procedimentos de processamento e análise dos dados. Para pesquisas realizadas com seres humanos ou animais as considerações éticas deverão ser observadas (ver item 1.2). O número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa deve ser descrito nesta seção.

 

 

6.3 Resultados e Discussão:

 

Exposição dos resultados alcançados, podendo utilizar-se de tabelas e figuras, desde que autoexplicativas (ver 9. Tabelas e Figuras) juntamente com os comentários sobre os resultados. Nesta seção deve-se confrontar o estudo com outras publicações de relevância para o tema.  

 

 

6.5 Conclusão:

 

Resultados expressos de forma concisa, visando responder os objetivos do trabalho.

 

 

6.6 Agradecimentos e Créditos a órgãos financiadores:

 

Após a conclusão. Devem-se limitar ao mínimo indispensável. Créditos a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.

 

 

    • Citações e Referências:

     

    1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos – Apresentação

     

    1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023:2002. Informação e documentação - Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

 

 

  • Tabelas e Figuras

 

  1. Figuras e as tabelas deverão ser apresentadas logo após a citação no manuscrito.

 

  1. Os títulos das tabelas e figuras devem ser concisos e evitar o uso de abreviaturas ou siglas; estas, quando indispensáveis, serão traduzidas em legendas ao pé da própria tabela ou figura.

 

b.1 O título da tabela deve ser colocado na parte superior da mesma.

b.2 O título da figura deve ser colocado na parte inferior da mesma.

 

  1. No caso de ilustrações ou tabelas já impressas, o autor deverá apresentar sua reprodução, a permissão de quem detém seus direitos autorais. A fonte deve sempre ser citada na parte inferior da imagem.

 

 

  • Uso de siglas

 

Siglas ou acrônimos de até três letras devem ser escritos com maiúsculas (Ex: DOU; USP; OIT). Em sua primeira aparição no texto, acrônimos desconhecidos serão escritos por extenso, acompanhados da sigla entre parênteses. Siglas e abreviaturas compostas apenas por consoantes serão escritas em letras maiúsculas. Siglas com quatro letras ou mais serão escritas em maiúsculas se cada uma delas for pronunciada separadamente (Ex: BNDES; INSS; IBGE). Siglas com quatro letras ou mais e que formarem uma palavra (siglema), ou seja, que incluam vogais e consoantes, serão escritas apenas com a inicial maiúscula (Ex: Funasa; Datasus; Sinan). Siglas que incluam letras maiúsculas e minúsculas originalmente, serão escritas como foram criadas (Ex: CNPq; UnB). Para siglas estrangeiras, recomenda-se a correspondente tradução em português, se universalmente aceita; ou seu uso na forma original, se não houver correspondência em português, ainda que o nome por extenso – em português – não corresponda à sigla (Ex: UNESCO = Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Algumas siglas, popularizadas pelos meios de comunicação, assumiram um sentido nominal: é o caso de AIDS (em inglês), a síndrome da imunodeficiência adquirida.

 

 

  • Análise e aceitação dos manuscritos

Serão recebidos apenas os manuscritos que:

  1. Estiverem formatados de acordo com as normas editorias descritas e cujos assuntos se enquadrem no escopo da revista;
  2. No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa será verificada preliminarmente.
  3. Passarem pela verificação de autenticidade frente à internet (farejadores de plágio disponíveis) com o mínimo de 80% de autenticidade.

Os trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Após a avaliação preliminar do(s) editor(es), o artigo é enviado “às cegas” a dois revisores (revisão por pares), especialistas na área, sem visualização em relação à autoria do artigo a ser examinado, acompanhado de formulário específico para revisão. Em caso de divergência de pareceres, o artigo é submetido a um terceiro avaliador. O resultado da revisão é comunicado ao(s) autor(es) também em casos de rejeição. O processo de avaliação e revisão pode durar de 3 a 6 meses.

A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de decidir quanto a alterações e correções.

 

  • Relatório de Parecer

 

Os revisores da REFACER emitirão pareceres quando solicitados pelo Editor chefe. O prazo para análise e emissão do parecer será especificado no convite.

Os editores e/ou revisores poderão considerar o manuscrito:

  • Aceitável para publicação (se necessárias pequenas correções e ajustes no texto, os editores da revista reservam-se o direito de fazê-lo);
  • Aceitável, condicionado a reformulação (haverá prazo definido para devolução do trabalho reformulado);
  • Não aceitável.
  • O Conselho editorial não emitirá parecer e nem justificativas para a não seleção de trabalhos, já que, esta não caracteriza demérito para o trabalho e nem julgamento de qualidade).

 

Anexo I

Declaração de Responsabilidade

 

Os autores do manuscrito intitulado: _______________________________________________________________

_______________________________________________________________

submetido à REFACER – REVISTA ELETRÔNICA DA FACER, declaram:

  1. Este manuscrito representa um trabalho original cujo conteúdo integral ou parcial não foi publicado ou submetido à publicação em outro periódico, seja no formato impresso ou eletrônico;
  2. Houve participação efetiva de todos os autores relacionados no trabalho, tornando pública sua responsabilidade pelo conteúdo apresentado;
  3. A versão final do manuscrito foi aprovada por todos os autores.

 

 

Ceres _____ de ____________________ de 20___

 

Assinatura eletrônica de todos os autores citados no manuscrito: