A CAPACIDADE CIVIL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A SEGREGAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Jackeline Moreira de Palda
  • Priscilla Raisa Mota Cavalcante Faculdade Evangélica Raízes

DOI:

https://doi.org/10.37951/2318-2288.2022v11i1.p80-99

Palavras-chave:

Capacidade Civil, Deficiência, Dignidade da Pessoa Humana, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo trata a questão da inclusão das pessoas com necessidades especiais. Durante muito tempo o grupo das pessoas com deficiência foi segregada do ambiente escolar, através das escolas especiais, até iniciarmos a inclusão que toma força em toda a história da humanidade. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a realidade das pessoas com deficiência, entender e abordar os mecanismos dos direitos fundamentais e sociais dos deficientes à luz do princípio da dignidade da pessoa humana. Contudo a lei brasileira de inclusão das pessoas com deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, nº 13146/2015, ampliou significativamente o espectro de proteção conferido às pessoas com deficiência, ao mesmo tempo em que reconheceu a importância da autonomia, independência e liberdade desses indivíduos para fazerem suas próprias escolhas.

Biografia do Autor

Priscilla Raisa Mota Cavalcante, Faculdade Evangélica Raízes

Advogada e mestranda no Programa de Pós-Graduação “Território e Expressões Culturais no Cerrado” na Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). Professora no Curso de Direito da Faculdade Evangélica Raízes.

Referências

AINSCOW, M. Educação para todos: torná-la uma realidade: Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Revista de Inovação Educacional, 1998.
ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. 215 f. (Tese doutorado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: 1992.
BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: A construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2013.
BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação especial -: Pesquisa e prática. Curitiba, Ibpex, 2010.
BOBBIO. Noberto. Ministério do desenvolvimento social e combate à fome. LOAS: Lei orgânica da assistência social. Brasília: Editora Moderna, 2004.
BONETI, Lindomar Wessler. Educação, Exclusão e Cidadania. Rio Grande do Sul: Unijui, 2000.
BRASIL, Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: DF, Planalto.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas constitucionais. Brasília: DF, Planalto.
BRASIL. Decreto Nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: DF, Planalto.
CARVALHO, Lucio; ALMEIDA, Patrícia. Direitos humanos e pessoas com deficiência: da exclusão à inclusão, da proteção à promoção. São Paulo: Editora Direito e Cidadania, 2012.
CORRENT, Nikolas. Da antiguidade a contemporaneidade: a deficiência e suas concepções. São Paulo: Fema, 2016.
DAMASCENO, LUIZ. Direitos humanos e proteção dos direitos das pessoas com deficiência. Curitiba: Editora Nova Fronteira, 2014.
FAVENI, Flavio Kennedy Barbosa. Aspectos psicológicos da pessoa com deficiência. São Paulo: Saraiva, 2010.
FIUZA, Bruna. Sistema de proteção aos incapazes: estatuto da pessoa com deficiência. Rio de Janeiro: Citadel Editora, 2019.
FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. A redistribuición o reconocimento: um debate político filosófico. Madrid: Ediciones Morata, 2006.
GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Manual de Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 2017.
GARCIA, Vinicius Gaspar. As pessoas com deficiência na história do mundo. Bengala legal. 2011. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/pcd-mundial>. Acesso em: 05 mar. 2022.
GUGEL, Maria Aparecida. Pessoa com deficiência e o direito ao concurso público: reserva de cargos e empregos públicos, administração pública direta e indireta. Goiânia: Editora UCG, 2006.
HELTON, Thiago Ribeiro; PAULA, Fernanda Diniz. Direitos das pessoas com deficiência. São Paulo: Editora Virtual Books, 2018.
HONNETH, Axel. A luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. São Paulo: Martin Claret, 2005.
KLIKSBERG, Bernardo. Repensando o Estado para o desenvolvimento social: superando dogmas e convencionalismo. São Paulo: Cortez, 1998.
LANNA JUNIOR, Mário Cleber Martins. História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Brasília: Editora ática, 2010.
LIMA, Thais. O estatuto da pessoa com deficiência e suas repercussões na capacidade civil. JusLaboris, 2015. Disponível em:<https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/98362>. Acesso em: 07 mar. 2022.
LOPES, Laís Vanessa Carvalho de Figueiredo. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU e seu protocolo facultativo e a acessibilidade. 229 f. Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2009.
MARQUEZIN, Joyce Setubal; FAYAN, Regiane Alves Costa. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência comentada. Campinas: Editora FEAC, 2016.
MARTINS, Beatriz. Direitos das pessoas com deficiência: o que são. São Paulo: Edipro, 2021.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
MATTAR, Angelina. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2004.
MINGHETTI, Lenir Rodrigues; KANAN, Lilia Aparecida. Atuação do psicólogo no contexto da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais. Curitiba: Lex, 2010.
NEGREIROS, Dilma de Andrade. Acessibilidade cultural: por que, onde, como e para quem. Rio de Janeiro: Renovar, 2014.
PEDRO, Mariana Silva. Do reconhecimento da pessoa com deficiência perante a lei. São Paulo: Russel, 2010.
PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. São Paulo: Summus, 2006.
RAMOS, Rossana. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2010.
RIBEIRO, Cibele do Vale. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. LOAS. Lei Orgânica da Assistência Social. Brasília DF: Ascom, 2009.
RODRIGUES, Sílvio, Direito Civil: parte geral. 32. Ed. São Paulo: Saraiva, 2002. SAILOR, W. Restructuring Education in the 90s. San Francisco State university.
C. A. California Research. Office of Special Education and Rehabilitative Services (ED). Washington: DC, 1992.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SILVA, Maria Isabel. Por que a terminologia “pessoas com deficiência”. Lisboa: Interna, 2009.
TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. 7 Ed. São Paulo: Forense, 2017.
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: parte geral. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
VIEIRA, Cristiana. Previsões legais de proteção das pessoas portadoras de deficiência no Brasil. São Paulo: Atlas, 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos