“PARCEIROS DO BEM”:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Tatiana Valéria Emídio Moreira

DOI:

https://doi.org/10.29287/2318-2288.2019v8i2.p156-168

Palavras-chave:

Suporte Emocional. Vulnerabilidade. Crianças. Adolescentes.

Resumo

Este trabalho trata-se de relatos de experiência vivenciados por monitores do curso de Psicologia, que objetivou, através de modalidades diversas de Oficinas, proporcionar ao grupo de educandos (crianças e adolescentes), devidamente matriculados na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), em parceria com o projeto Rotary, “Parceiros do Bem” e com o Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, um programa de suporte emocional dentro do contexto psicológico, familiar e social, bem como, promover o desenvolvimento do repertório de habilidades sociais dentro desta comunidade, que por vez, encontra-se em vulnerabilidade social. O trabalho foi realizado no decorrer do ano de 2017. As condutas sociais com crianças e adolescentes abrangem essencialmente as famílias, as entidades educacionais, de saúde e outras. Essas práticas foram realizadas semanalmente, utilizando-se de técnicas grupais que visaram promover e preservar a saúde emocional, familiar e social aos quais se encontram os educandos. O projeto propõe o desenvolvimento, não somente no contexto social, mas também individual, uma vez que possibilita a criança e ao adolescente uma melhor compreensão de si e do meio em que está inserido. A partir disso, pode-se reforçar os mecanismos de proteção e o fortalecimento interrelacional, trabalhados nas oficinas de Psicologia.

Referências

AFONSO, M. L. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
CABALLO, V. E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos Editora, 2003.
EISENSTEIS, E; SOUZA, P.R. Situações de Risco à Saúde de Crianças e Adolescentes. 1. Ed. Santa Catarina: Vozes, 1993.
SAPIENZA, G; PEDROMONICO, M. R. M. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Psicol. estud. [online], v. 10, n. 2, p.209-216, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n2/v10n2a07.pdf>. Acesso em: 15 out. 2017.
MAIA, J. M. D; WILLIAMS, L. C. A. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas em Psicologia, v. 13, n. 2, 2005.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos