RESPONSABILIDADE AMBIENTAL CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.29287/2318-2288.2018v7i2.p139-154Palavras-chave:
Dano, Responsabilidade Ambiental, Teoria Objetiva, Reparação do DanoResumo
Esta pesquisa dispõe sobre a aplicação da responsabilidade civil aos danos ambientais e discute as principais questões relacionadas ao Direito Ambiental, como a apuração da presença de elemento subjetivo para imputação de responsabilidade civil, a observância da matéria a ser objeto da responsabilização e se a responsabilidade sobrevém de acordo firmado entre as partes ou se a mera observância do nexo de causalidade já é suficiente para acarretar a vinculação e obrigação de indenizar etc., para, então, realizar a exposição do tema específico da Responsabilidade Civil Ambiental com seus princípios próprios e formas de aplicação e reparação do dano. Constata-se a aplicação da teoria objetiva amparada no risco integral na responsabilidade ambiental, bem como, com a priorização na reparação do dano à indenização pecuniária apurada pelas consequências advindas da lesão ao meio ambiente.
Referências
ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 12ª edição, Editora Lumén Juris, Rio de Janeiro: 2010.
ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 7ª edição, Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2005.
ASSIS NETO, Sebastião José de, Responsabilidade Ambiental – Elementos para construção de uma teoria própria e objetiva para a reparação dos danos ambientais. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Goiás, 2005.
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 10ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2012.
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Editora Saraiva, 19ª ed. 2005, vol. 7.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 14ª edição, São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
STOLZE, Pablo; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. 12ª edição, v. 3, Responsabilidade Civil. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 16ª edição, São Paulo: Editora Malheiros, 2008.
MAZZILLI, Hugo Nigro. Direitos Difusos e Coletivos – noções fundamentais. Disponível em: www.mazzilli.com.br. Acesso em: 29 dez. 2015.
MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente. 5ª ed., São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2007.
RODRIGUES, Silvio. Direito Civil – Responsabilidade Civil. 20ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2003, vol. 4.
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de Direito Ambiental. 11ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, 2013.
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil. Responsabilidade Civil. 13ª edição, v. 4, São Paulo: Editora Atlas, 2013.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil – Contratos. 18ª edição, Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).