INDICES DE QUALIDADE DE VIDA E PERCEPÇÃO DE ESTRESSE EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM GAMELEIRA DE GOIÁS

Autores

  • Taynara Batista Silva
  • Viviane Soares Centro Universitário-UniEvangélica

DOI:

https://doi.org/10.37951/2674-9181.2021v3i1.5613

Palavras-chave:

Qualidade de vida; Estresse; Crianças; Adolescentes

Resumo

A qualidade de vida é uma variável que estuda a multidimensionalidade das variáveis que compõem a vida de um indivíduo. Já o estresse é uma resposta fisiológica perante uma situação qualquer e atua como um fator de proteção para o organismo, o qual em níveis elevados podem acarretar adoecimento. Uma boa qualidade de vida e um baixo nível de estresse são sinônimos de uma vida com uma melhor saúde, especialmente em adolescentes e crianças. Assim, o objetivo do presente estudo foi correlacionar a qualidade de vida e aspectos relacionados ao estresse/ansiedade de crianças/adolescentes. Foi realizado um quantitativo transversal com 31 crianças/adolescentes de ambos os sexos (13,8 ±1,1 anos) de uma Escola Municipal da cidade de Gameleira de Goiás. Como instrumentos foram utilizados os questionados PedsQL™  e EPS-10. Por resultados foi observado que tanto ao analisar a média dos domínios tanto quanto a qualidade de vida no geral a amostra enquadrou-se com escores positivos. Houve correlação negativa dos domínios atividades diárias (<0.04), saúde (<0.01*), convívio (<0.01*) e escore total da qualidade de vida (<0.01*) com o EPS-10. Sugere-se que à medida que se aumenta os escores da qualidade de vida, há uma diminuição dos escores de estresse, pois a correlação é inversamente proporcional. Conclui-se que que a amostra apresentou uma boa qualidade de vida, exceto pela variável saúde, e sugere-se que a qualidade de vida e o estresse são inversamente proporcionais exceto pela variável escola na amostra analisada.

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Publicado

2021-03-25

Edição

Seção

Artigos