APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES DE ANÁPOLIS-GO

Autores

  • Licia Jackeline Carvalho Gomes Centro Universitário de Anápolis
  • Ane Emanuelle Queiroga Mendes Centro Universitário de Anápolis
  • Bruna Carvalho Jacomel Universidade Federal do Pará
  • Iransé Oliveira-Silva UniEVANGÉLICA http://orcid.org/0000-0003-2692-1548

DOI:

https://doi.org/10.37951/.2019v1i2.p89-102

Palavras-chave:

Aptidão física, infância, IMC, coordenação motora

Resumo

A prática de atividades físicas regularmente em crianças leva ao desenvolvimento da aptidão física, um fator importante para uma melhor qualidade de vida na infância, assim como no crescimento. O objetivo do presente estudo foi examinar a aptidão física em alunos do ensino fundamental com faixa etária de 7 a 9 anos em ambos os sexos de uma escola municipal de Anápolis-Go. A pesquisa contou com a participação de 15 crianças. Foi realizada mensuração de peso, altura, cálculo do IMC, envergadura, salto, arremesso, cintura, subescapular, tríceps e panturrilha. Os resultados demonstraram que os meninos obtiveram em geral um desempenho superior quando comparado aos resultados das meninas, em testes como salto, arremesso e também IMC. Nos outros parâmetros não foram encontrados resultados em desacordo quando comparados aos de referência. Conclui-se que desde fatores genéticos, metabólicos como também alimentares podem influenciar o desempenho motor significativamente. Dessa forma, a prática de atividades físicas diariamente pode levar ao desenvolvimento da aptidão física logo na infância, sendo considerando um fator de melhora para saúde e a qualidade de vida, desde a infância até a vida adulta.

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Publicado

2020-01-03

Edição

Seção

Artigos