Simulações e Modelagem Hidrológica de Microbacia Urbana para Previsão de Inundações: o caso do rio das Antas na cidade de Anápolis-GO

Autores

  • Eduardo Dourado Argolo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Carlos Christian Della Giustina Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i3.p252-270

Resumo

Este estudo se propõe a simular as diferentes vazões do rio das Antas em trechos distintos e de suas respectivas áreas de inundação, em resposta às diferentes intensidades de chuva. A porção estudada da bacia do Rio das Antas está localizada na cidade de Anápolis, no Centro-Oeste goiano. O caso estudado exemplifica uma área urbana com riscos de inundação e alagamento pelas águas pluviais. A cidade encontra-se em franca expansão urbana, o que tem provocado, como consequência, o incremento da impermeabilização da bacia estudada. Essas vazões simuladas foram construídas a partir da interpretação do uso e da ocupação do solo na bacia em foco utilizando modelagem hidrológica por meio do método Racional e da equação de Bernoulli, no modelo de simulação hidráulica do programa computacional HEC-RAS (Hydrologic Enginnering Center’s River Analisys System)...

Biografia do Autor

Eduardo Dourado Argolo, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil. 

Carlos Christian Della Giustina, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Referências

Argolo ED 2015. Simulações e Modelagem Hidrológica de Microbacia Urbana para Previsão de Inundações: o caso do rio das antas na cidade de Anápolis-GO. Dissertação de Mestrado, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, 90 pp.
Carvalho ICM 2007. San Diego (California): University of san diego, California/Cilas, 24:10-46.
CRED (Centre for Research on the Epidemiology of Disasters) 2009. Emergency Events Database Em-Dat: The International Disaster Database. [cited 2011 Feb. 21]. Available from: http://www.emdat.be.
Cruciani DE 1976. Hidrologia. ESALQ, Piracicaba. 134 pp.
Peres LF 2012. NDVI - Temperatura da Superfície Continental. Departamento de Meteorologia, Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), Meteorologia por Satélite Aplicado à Agricultura, Inpe/Cptec.
Santos LCC 2010. Estimativa de Vazões Máximas de Projeto por Métodos Determinísticos e Probabilísticos. 172 pp.
Távora BE 2010. Estudo da Contaminação do Lençol Freático por Hidrocarbonetos Utilizando Modelagem Computacional. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 78 pp.
Tucci CEM 1995. Drenagem Urbana. Editora da Universidade/Ufrgs, Porto Alegre.
USACE (U.S. Army Engineer Research and Development Center (ERDC) 2010. Geospatial Sciences. Vicksburg MS. Available from: http://www.erdc.usace.army.mil/Library.aspx.
Villela SM, Mattos A 1975. Hidrologia Aplicada. Editora Mc Graw Hill, São Paulo, 245pp.

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Argolo, Eduardo Dourado, e Carlos Christian Della Giustina. 2016. “Simulações E Modelagem Hidrológica De Microbacia Urbana Para Previsão De Inundações: O Caso Do Rio Das Antas Na Cidade De Anápolis-GO”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 (3):252-70. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i3.p252-270.