Intervenção Psicoeducativa em DST para Adolescentes Jovens

  • Karla Carolina Silveira Ribeiro Faculdade Maurício de Nassau – Campina Grande
  • Josevânia Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Alayde Werba Saldanha Pichelli Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar uma estratégia de intervenção psicoeducativa para a prevenção das DSTs e gravidez não planejada para adolescentes jovens. A população do estudo foi constituída por participantes de 15 a 20 anos, matriculados em escolas públicas e privada de ensino médio da cidade de João Pessoa. Foi construída uma intervenção psicoeducativa, com base na Teoria da Vulnerabilidade e do Comportamento Planejado. A intervenção resultou em três encontros em dias consecutivos no qual foi discutida a iniciação sexual, as ideologias de gênero, negociação e benefícios do uso do preservativo. Para análise dos resultados foram gravados os 15 minutos finais de cada dia, no qual foi discutida a percepção dos participantes sobre a intervenção e analisados por categorização temática. Os dados demonstraram a adequação da intervenção para o público adolescente.Palavras-Chave: Intervenção; Adolescência; Teoria da vulnerabilidade; Teoria do comportamento Planejado.

Biografia do Autor

Karla Carolina Silveira Ribeiro, Faculdade Maurício de Nassau – Campina Grande
Doutora em Psicologia Social pela Faculdade Federal da Paraíba - Brasil, professora da Faculdade Maurício de Nassau – Campina Grande
Josevânia Silva, Universidade Estadual da Paraíba
Doutora em Psicologia Social pela Faculdade Federal da Paraíba - Brasil, professora da Universidade Estadual da Paraíba.
Ana Alayde Werba Saldanha Pichelli, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo – Brasil, professora da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado
2014-11-27
Como Citar
Ribeiro, Karla Carolina Silveira, Josevânia Silva, e Ana Alayde Werba Saldanha Pichelli. 2014. Intervenção Psicoeducativa Em DST Para Adolescentes Jovens. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 3 (3), 215-28. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p215-228.