Saúde na Comunidade de Paises de Língua Portuguesa: Aspectos de internacionalização da pesquisa na malária

Autores

  • Virgílio Estólio do Rosário Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2013v2i2.p08-14

Resumo

A internacionalização através da língua pode em muito facilitar a execução de um programa de apoio ao desenvolvimento de um País, sobretudo a nível do ensino superior. A velocidade com que a tecnologia social tem servido o mundo, inclui também o denominado terceiro mundo/em desenvolvimento em que a pobreza e a falta de condições sanitárias são causa de elevada morbidade e mortalidade, ressurgimento de epidemias por agentes conhecidos, e onde as doenças respiratórias/nutrição são das maiores causas de mortalidade.
Equilibrar os diversos factores em jogo na saúde inclui a necessidade de criar redes de interacção entre departamentos governamentais diferentes, sejam secretarias de Estado sejam ministérios, das quais obviamente citamos os da Saúde, Educação Superior, Ciência e Tecnologia, Industria e Ambiente. Nestas redes deve-se integrar as instituições e fundações privadas e mesmo as missões religiosas com enorme papel nas regiões por vezes remotas.
Raramente estão estes serviços em sintonia pelo que o trabalho do pesquisador que deseja ver aplicado seu conhecimento na melhoria da saúde dos povos se torna difícil. Alguns destes aspectos serão apresentados com comentários sobre a experiência do autor na criação de Rede de Pesquiza e Desenvolvimento tendo por base a Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Virgílio Estólio do Rosário, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa Portugal.

Doutor em Genética pela University of Edinburgh, Escócia. Docente Catedrático do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa Portugal.

Referências

“Uma Questão Nacional” - Enredos da malária em Portugal, séculos XIX e XX, tese de Doutoramento, Mónica Alexandra de Almeida Monteiro Saavedra,.- 2010, Universidade de Lisboa Instituto de Ciencias Sociais. <http://etnografica.revues.org/254> <http://repositorio.ul.pt/bitstream/ 10451/1883/1/ulsd058740_td_Monica_Saavedra.pdf>
Globalization in science education: an inevitable and beneficial trend Charlto B G, Andras, P. Med Hypotheses. 2006;66(5):869-73.
Human Development Indices: http://hdr.undp.org/en/media/HDI_2008_EN_Tables.pdf
Sobre desenvolvimento em Africa: http://www.technologyandpolicy.org/2013/06/03/doctoral-training-in-science-and-engineering-in-africa/#.UbUE-uLD_q4
"Doctoral Training in Science and Engineering in Africa", 2013, Sujata K. Bhatia, Associate, Science, Technology, and Globalization
UNESCO Science Report 2010,
<http://www.project-syndicate.org/commentary/the-globalization-of-science#JZYakug6EJKIpds 0.99>
<http://www.weareoneamerica.org/root-causes-migration-fact-sheet>

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Estólio do Rosário, Virgílio. 2013. “Saúde Na Comunidade De Paises De Língua Portuguesa: Aspectos De internacionalização Da Pesquisa Na malária”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 2 (2):08-14. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2013v2i2.p08-14.