Da Entrevista Narrativa à Entrevista Narrativa Mediada: definições, caracterizações e usos nas pesquisas em desenvolvimento humano

Autores

  • Juliana Eugênia Caixeta Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília.
  • Fabrícia Teixeira Borges Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p67-88

Resumo

O objetivo deste artigo é definir e caracterizar a entrevista narrativa mediada a partir das experiências de pesquisas em desenvolvimento humano, realizadas pelo grupo de pesquisa em Pensamento e Cultura, da Universidade de Brasília. Para tanto, foram analisados doze textos: quatro dissertações de mestrado, cinco teses de doutorado e três artigos. A entrevista narrativa mediada é uma técnica de pesquisa que favorece o estudo de fenômenos em desenvolvimento humano por permitir o aprofundamento das narrativas, com a inclusão de novos personagens e relações entre eles; além de vozes e posicionamentos específicos, gerados pelo contexto de interação do/a participante com o artefato mediador.

Biografia do Autor

Juliana Eugênia Caixeta, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília.

Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília. 

Fabrícia Teixeira Borges, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

CAIXETA, Juliana Eugênia; BORGES, Fabrícia Teixeira. Da Entrevista Narrativa à Entrevista Narrativa Mediada: definições, caracterizações e usos nas pesquisas em desenvolvimento humano. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 67–88, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p67-88. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2668. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas