Reflexões sobre a Inclusão na Disciplina de Química a partir de um Estudo de Caso Realizado em uma Escola Brasileira

Autores

  • Elisabete Alerico Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.
  • Lauryenne Camille Santana Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Brasil.
  • Paulo Vitor Teodoro de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.
  • Paulo Alexandre de Castro Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p49-66

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a prática pedagógica de Professores, no viés da inclusão, de um estudante que apresenta Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi realizada em uma escola de educação básica localizada no Centro-Oeste brasileiro, no Estado de Goiás. Por meio da imersão dos pesquisadores na instituição de ensino, investigamos o contexto em que o estudante com DI está inserido, assim como as dificuldades e potencialidades do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, observamos as aulas do ensino médio, de uma Professora Regente (PR), da disciplina de Ciências/Química, e de um Professor de Apoio (PA); e, por fim, nos apropriamos da utilização de questionários, para colaboração no levantamento de dados. Percebemos, no decorrer da pesquisa, as dificuldades de um trabalho em conjunto entre o PR e a PA. Por fim, a partir dos dados coletados e analisados, consideramos que a escola de Educação Básica — em particular e em especial, a escola onde a pesquisa foi realizada - ainda se encontra distante da efetiva inclusão, especialmente por conta das metodologias de ensino utilizadas que estão aquém das necessidades dos discentes.

Biografia do Autor

Elisabete Alerico Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Mestrado em Educação Comunitária. Estudante de Doutorado em Epistemologia da História da Ciência na Universidad Nacional Três de Febrero, Argentina. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Lauryenne Camille Santana, Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Brasil.

Licenciada em Química. Professora de Química e Ciências da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Brasil.

Paulo Vitor Teodoro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Mestrado em Ensino de Ciências. Estudante de Doutorado em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Paulo Alexandre de Castro, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão, Brasil.

Mestre e Doutor em Física. Docente na Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão, Brasil.

Referências

Batista CAM, Mantoan MTE 2007. A escola comum diante da deficiência mental. In: Ministério da Educação (Org). Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. Cromos, Curitiba, p. 16-19.
Brasil 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC, Brasília - DF.
Bueno JGS 1999. Crianças com necessidades educativas especiais, políticas públicas e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira da Educação Especial, 3(5):7-25.
Declaração de Salamanca 1994. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. MEC, Brasília - DF.
Gil AC 2002. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. Atlas, São Paulo.
Glat R 2011. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais: processos educacionais e diversidade. In MD Longhini (org.). O uno e o diverso na educação. Edufu, Uberlândia, p. 75-91.
Goffredo VLFS 1999. A Escola como Espaço Inclusivo. In Ministério da Educação (Org). Salto para o Futuro: Educação Especial: tendências atuais. Secretaria de Educação a Distância. MEC, Brasília.
Gomes ALLV 2010. A pedagogia da negação. In: Ministério Da Educação (Org). A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Secretaria de Educação Especial. MEC, Brasília.
Leão AMC 2004. O processo de inclusão: a formação do professor e sua expectativa quanto ao desempenho acadêmico do aluno surdo. 2004. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). UFSCar, São Carlos.
Mantoan MTE 2008. Colóquio: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista da Educação Especial, 4(1):18- 32.
Marconi MA, Lakatos EM 2003. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. Atlas, São Paulo.
Silva IA 2013. Inclusão escolar: adaptação curricular para alunos surdos. Revista virtual de cultura surda, 11: 1-10.
Souza PVT, Amauro N 2015. A construção e lançamento de foguetes como estratégia potencial na busca por aulas interdisciplinares – um estudo de caso. Revista Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, 11(22):91-99.
Souza PVT, Gauche R, Salles P 2016. Apontamentos de um levantamento Bibliográfico, sobre inclusão, na Revista Química Nova e Química Nova na Escola entre o período de 1995 a 2016. In Anais do 36.º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (6.º Edeq). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense/ Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS.
Souza PVT, Gonçalves EA, Santana LC, Castro PA 2017. A inclusão de estudantes que apresentam deficiência intelectual: como acontece nas escolas?. In 6.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa/ 2nd International Symposium on Qualitative Research, 2017, Universidad de Salamanca, Salamanca - Espanha, 6(1):620-629.
Souza PVT 2014. Trajetória da construção de um projeto interdisciplinar na escola: em foco a Educação Ambiental. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

GONÇALVES, Elisabete Alerico; SANTANA, Lauryenne Camille; SOUZA, Paulo Vitor Teodoro de; CASTRO, Paulo Alexandre de. Reflexões sobre a Inclusão na Disciplina de Química a partir de um Estudo de Caso Realizado em uma Escola Brasileira. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 49–66, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p49-66. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2667. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas