A Permeabilidade entre as Fronteiras das Ciências Sociais e Humanas: A interação de conhecimentos na investigação qualitativa

Autores

  • Cecília Guerra Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Patrícia Sá Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Rebeca Teja Universidade Autónoma do Estado do México, México.
  • Jaime Ribeiro Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Escola Superior de Saúde e Unidade de Investigação em Saúde do Politécnico de Leira, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p11-17

Resumo

A abordagem qualitativa nas ciências sociais e humanas enriquece a perspetiva daquele procura saber mais, ir mais fundo, ao amago dos comportamentos e da sua etiologia, na implexa rede que é o Homem e as suas relações. Estes campos da Ciência dotam, ou procuram dotar, o investigador com os instrumentos e do conhecimento para anatomizar o ser social, o Homem, o indivíduo. Não é descurado afirmar que não se pode investigar adequadamente o ser humano, sem a utilização de uma perspetiva multidisciplinar e/ou interdisciplinar, intrínseca às ciências sociais e humanas, bem como às ciências da natureza e da saúde (Chizotti 2006).

Biografia do Autor

Cecília Guerra, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Portugal.

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Portugal.

Patrícia Sá, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Portugal.

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Portugal.

Rebeca Teja, Universidade Autónoma do Estado do México, México.

Universidade Autónoma do Estado do México, México.

Jaime Ribeiro, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Escola Superior de Saúde e Unidade de Investigação em Saúde do Politécnico de Leira, Portugal.

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Escola Superior de Saúde e Unidade de Investigação em Saúde do Politécnico de Leira, Portugal.

Referências

Alarcão I 2014. Dilemas” do jovem investigador. Dos “dilemas” aos problemas. Investigação Qualitativa. In A Costa, F Neri de Souza, D Neri de Souza (eds), Inovação, dilemas e desafios, vol. 1, Ludomedia, Oliveira de Azeméis, p. 103-123.
Chizzotti A 2006. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez, São Paulo.
Denzin N, Lincoln Y 2011. Handbook of Qualitative Research. Sage, Thousand Oaks, CA.
Jardim H 2016. Considerações Introdutórias. In E Oliveira, N Barros, R Silva (Orgs.). Investigação Qualitativa em Saúde conhecimento e aplicabilidade, 1.ed., Ludomedia, Oliveira de Azeméis, p. 11-14.
Minayo C 2016. Fundamentos, percalços e expansão das aborgadens qualitativas. In D Neri de Souza, A Costa, F Neri de Souza (eds). Investigação qualitativa: inovação, dilemas e desafíos, vol. 3, Ludomedia, Oliveira de Azeméis, p. 17-48.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Guerra, Cecília, Patrícia Sá, Rebeca Teja, e Jaime Ribeiro. 2017. “A Permeabilidade Entre As Fronteiras Das Ciências Sociais E Humanas: A interação De Conhecimentos Na investigação Qualitativa”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 6 (4):11-17. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p11-17.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas