APRESENTAÇÃO - Biotecnologia e Inovação: dos laboratórios de ensino e pesquisa às políticas públicas

  • Antenor Lopes de Jesus Filho Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Brasília/DF. Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais – DIRUR
  • Eduardo Braz Pereira Gomes Universidade Estadual de Goiás – UEG
  • Josana de Castro Peixoto Universidade Estadual de Goiás - UEG e Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Lucimar Pinheiro Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Renato Rosseto Universidade Estadual de Goiás – UEG

Resumo

A biotecnologia é uma inovação tecnológica que está revolucionando setores distintos da economia, já que fornece novos processos, produtos e serviços mais eficientes e, muitas vezes, menos impactantes ao meio ambiente. No entanto, para que ocorra inovação, consubstanciada em novos produtos e processos é necessário algo que transcenda o nível de pesquisa nas universidades. Em virtude do caráter revolucionário da biotecnologia e, portanto prioritário para o desenvolvimento de qualquer nação, o Estado brasileiro por meio de políticas públicas, amplamente difundidas em economias mais desenvolvidas, busca induzir a inovação e o desenvolvimento na área, através de instrumentos como compras exclusivas, linhas especiais de financiamento, transferência de tecnologia, entre outros, os quais visam uma interação mais profícua entre universidades, instituições de pesquisa e empresas.

Biografia do Autor

Antenor Lopes de Jesus Filho, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Brasília/DF. Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais – DIRUR
Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Brasília/DF. Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais – DIRUR. Brasil.
Eduardo Braz Pereira Gomes, Universidade Estadual de Goiás – UEG
Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Brasil.
Josana de Castro Peixoto, Universidade Estadual de Goiás - UEG e Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Docente na Universidade Estadual de Goiás - UEG e no Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Brasil.
Lucimar Pinheiro, Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Docente no Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Brasil.
Renato Rosseto, Universidade Estadual de Goiás – UEG
Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Docente na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Brasil.
Publicado
2016-06-28
Como Citar
Jesus Filho, Antenor, Eduardo Gomes, Josana Peixoto, Lucimar Pinheiro, e Renato Rosseto. 2016. APRESENTAÇÃO - Biotecnologia E Inovação: Dos Laboratórios De Ensino E Pesquisa às Políticas Públicas. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 (1), 11-13. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p11-13.
Seção
Dossiê - Biotecnologia e Inovação: Dos laboratórios de Ensino e Pesquisa às Políticas Públicas