Brazilian Health Biotechnology Innovation System: an essay about the public policy rationale

  • Carlos Bianchi Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai

Resumo

O surgimento da biotecnologia é uma das transformações mais importantes dos sistemas de inovação em saúde. Este artigo visa discutir a lógica das políticas públicas de promoção da biotecnologia para saúde humana no Brasil no período 2004-2014. Com base num exaustivo trabalho de revisão documental e levantamento primário de dados, o artigo salienta como as políticas públicas brasileiras seguiram um roteiro de desigual acumulação, onde convivem diferentes fundamentações teóricas para as políticas, sejam elas explícitas ou implícitas. A análise conclui com a discussão dos limites das políticas publica, salientando duas dimensões que afetam o alcance das mesmas: i) a mudança na orientação e na lógica das políticas, ii) que coloca novos desafios para a governança, os quais, por sua vez, requerem novas coordenações com outras políticas implícitas.

Biografia do Autor

Carlos Bianchi, Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai
Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Docente na Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai. 
Publicado
2016-06-28
Como Citar
Bianchi, Carlos. 2016. Brazilian Health Biotechnology Innovation System: An Essay about the Public Policy Rationale. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 (1), 14-30. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p14-30.
Seção
Dossiê - Biotecnologia e Inovação: Dos laboratórios de Ensino e Pesquisa às Políticas Públicas