Editorial

Autores

  • Antonio Pedro Costa Universidade de Aveiro
  • Luis Paulo Gonçalves Reis Universidade do Minho.
  • Pedro Vitor Lemos Cravo Universidade Federal de Goiás (Brasil); Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
  • Alexandre Cláudio Botazzo Delbem Universidade de São Paulo – USP.
  • Clarimar José Coelho Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO; Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p11-15

Resumo

O desenvolvimento tecnológico contemporâneo remete a novas práticas científico-metodológicas mediadas por tecnologias que convergem para contextos interdisciplinares que impactam o método científico e impõe novas posturas metodológicas. A ciência moderna é algorítmica, não determinística, auto organizável e entrelaça fenômenos envolvendo Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Biografia do Autor

Antonio Pedro Costa, Universidade de Aveiro

Doutor em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro – UA. Professor do ISLA (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia); Membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.

Luis Paulo Gonçalves Reis, Universidade do Minho.

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (especialização em Inteligência Artificial e Robótica) pela Universidade do Porto. Docente na Universidade do Minho.

Pedro Vitor Lemos Cravo, Universidade Federal de Goiás (Brasil); Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Doutor em Genética pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Editor Chefe da Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. Docente na Universidade Federal de Goiás (Brasil) e da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Alexandre Cláudio Botazzo Delbem, Universidade de São Paulo – USP.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo – USP. Docente na Universidade de São Paulo – USP.

Clarimar José Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO; Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO e no Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Costa, Antonio Pedro, Luis Paulo Gonçalves Reis, Pedro Vitor Lemos Cravo, Alexandre Cláudio Botazzo Delbem, e Clarimar José Coelho. 2015. “Editorial”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 4 (3):11-15. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p11-15.

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias, Convergência Epistemológica da Complexidade