Sistema de Colocação de Professores em Portugal: problemas e soluções

Autores

  • Danilo Santos Universidade do Minho Guimarães.
  • Luis Paulo Reis Universidade do Minho
  • Jorge Oliveira e Sá Universidade do Minho Guimarães.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p53-69

Resumo

O sistema de colocação dos professores do ensino secundário em Portugal é um sistema centralizado, gerido pelo governo, mais precisamente pelo Ministério da Educação e Ciência. É um sistema que todos os anos apresenta problemas e, por esse motivo, é alvo de críticas por parte dos seus intervenientes, sobretudo pelos professores. Este artigo pretende identificar esses problemas, para isso efetuou-se uma revisão sistemática e uma meta análise de como é efetuada a colocação de professores em Portugal. Pretendeu-se ainda perceber e descrever como este sistema funciona na União Europeia. Para se encontrar soluções de melhoria para o sistema de colocação de professores efetuaram-se entrevistas a dirigentes escolares. Finalmente, a partir das soluções encontradas em países da União Europeia e das soluções oriundas das opiniões dos dirigentes escolares, são apresentados um conjunto de requisitos que o sistema de colocação de professores deve ter em atenção, de forma a evitar os problemas identificados.

Palavras chave: Ensino Secundário; Sistema de Ensino; Colocação de Professores.

Biografia do Autor

Danilo Santos, Universidade do Minho Guimarães.

Dep. Sistemas de Informação e Centro ALGORITMI, Escola de Engenharia da Universidade do Minho Guimarães.

Luis Paulo Reis, Universidade do Minho

Dep. Sistemas de Informação e Centro ALGORITMI, Escola de Engenharia da Universidade do Minho LIACC – Lab. Inteligência Artificial e Ciência de Computadores Guimarães.

Jorge Oliveira e Sá, Universidade do Minho Guimarães.

Dep. Sistemas de Informação e Centro ALGORITMI, Escola de Engenharia da Universidade do Minho Guimarães.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

SANTOS, Danilo; REIS, Luis Paulo; SÁ, Jorge Oliveira e. Sistema de Colocação de Professores em Portugal: problemas e soluções. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 53–69, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p53-69. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1337. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015)