O IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente recebe o geógrafo alemão Gerd Kohlhepp em Anápolis.

2018-09-20

O professor Gerd Kohlhepp é uma referência em pesquisas sobre o processo de colonização agrícola no interior do Brasil. Os seus estudos sempre foram uma importante referência teórica e metodológica os pesquisadores brasileiros, sobretudo para aqueles relacionados à colonização agrícola no Brasil. 
Durante a passagem do geógrafo brasileiro Hilgard O’Reilly Sternberg por Heidelberg, Gerd Kohlhepp foi convidadeo para realizar seus trabalhos de doutoramento no Brasil. No Brasil Kohlhepp desenvolveu uma tese sobre a geografia industrial em Santa Catarina, realizando trabalhos de campo entre os anos de 1962/63. Nessa pesquisa apresentou uma abordagem metódica inovadora para a geografia humana. Este estudo foi o ponto de partida para uma série de trabalhos sobre a geografia e a história econômica do Sul do Brasil. Em 1972, com a conclusão de sua pesquisa geográfica sobre o Brasil em Heidelberg e com a aposentadoria de Pfeifer, que havia trabalhado com Leo Waibel em pesquisas sobre a geografia agrária no Brasil, Kohlhepp foi convidado a assumir a cátedra de geografia humana na Universidade de Frankfurt. Em Frankfurt (1972-78) Kohlhepp iniciou suas pesquisas sobre a Amazônia em colaboração pesquisadores de universidades brasileiras. Em 1978 ele foi nomeado como professor titular de geografia econômica e social na reconhecida Universidade de Tübingen, criando nesta universidade o “Centro de Pesquisas sobre a América Latina”, no qual o Brasil ocupava papel privilegiado. O seu antecessor, Herbert Wilhelmy, um dos geógrafos mais renomados da Alemanha, já atuava em pesquisas sobre a América Latina, o que evidenciava a importancia dessa região para a geografia alemã em Tübingen. 
Kohlhepp ainda elaborou alguns estudos nos últimos anos sobre o desenvolvimento regional na Amazônia (2007); a produção de etanol e biodiesel em São Paulo (2008); o significado da indústria para o desenvolvimento do oeste de Santa Catarina, como estudo comparativo à tese de quase 50 anos atrás (2010); e uma retomada à temática clássica da “frontier”. Publicou um conjunto de artigo de fundamentos geográficos sobre o Brasil em coletâneas multidisciplinares e em revistas especializadas. Gerd Kohlhepp atuou como perito em dois grandes programas de pesquisas Alemanha/Brasil: WAVES (Water Availability of Ecosystems and Society in the Northeast of Brazil: 1996- 2001) e CARBIOCIAL (Sequestração de carbono, biodiversidade e estruturas sociais no sul da Amazônia: 2011 – 16). Atuou, ainda, em equipe editorial em importantes revistas como a “Geographische Zeitschrift" e “Erdkundliches Wissen”, dentre outras. Kohlhepp participa, atualmetne, como membro do Conselho Editorial de períodicos geográficos no Brasil.

Sobre o IX SNCMA:
http://ppstma.unievangelica.edu.br/evento/IX-SNCMA

Artigos Publicados por Gerd Kohlhepp em Fronteiras:

Tipos de Colonização Agrária Dirigida nas Florestas Brasileiras: Exemplos históricos
http://periodicos.unievangelica.edu.br/…/…/article/view/1414

Book Review: Dutra e Silva S 2017. No Oeste, a terra e o céu: a expansão da fronteira agrícola no Brasil Central. Mauad X, Rio de Janeiro, 304 pp.
http://periodicos.unievangelica.edu.br/…/…/article/view/2772

Programação IX SNCMA: 

Mesa Redonda - Geografia Histórica e História Ambiental da Colonização Brasileira do Século XX
24/10/2018 - 19h - 21h30 (Bl. E - Aud. Carlos Mendes)

Palestrantes:
- Gerd Kohlhepp (Universidade de Tübingen/ Alemanha)
- Gilmar Arruda (Universidade Estadual de Londrina)
- Sandro Dutra e Silva (Centro Universitário de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás)
Mediador: - Raul Borges Guimarães (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Mesa Redonda - Colonização e Expansão das Fronteiras Agrícolas
25/10/2018 - 17h - 18h(Bl. E - Aud. Carlos Mendes)

Palestrantes:
- Gerd Kohlhepp (Universidade de Tübingen/ Alemanha)
- Antônio Thomaz Júnior (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
Mediador:  Antônio Cézar Leal (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")