• Dossiê "Ambiente, saúde e bem-estar humano"

    2018-01-29

    Como seres humanos estamos intimamente ligados ao Meio Ambiente. Influenciamos a natureza e somos influenciados por ela. Nas últimas décadas tem surgido uma consciência crescente do efeito que a intervenção humana sobre o meio ambiente pode ter na saúde humana, especialmente no contexto do antropoceno. O surgimento de novos perfis epidemiológicos, refletidos a partir de uma perspectiva histórica e interdisciplinar, permitirão desenvolver esforços para compreender e propor ações que melhorem o meio ambiente e, consequentemente, o bem-estar humano. Esta chamada insere-se nas seguintes áreas de estudo: história ambiental, história da saúde pública e medicina, alteração do meio ambiente e poluição pela ação humana, e efeitos da poluição sobre a saúde e o bem-estar humano. Serão aceites contribuições que incluam reflexões teóricas sobre o tema, análise ambiental, análise social, cultural, política e econômica, bem como estudos de caso sobre o impacto nos oceanos, ambientes e continentes, incluindo perspectivas históricas.

    Publishers

    Alex Véliz, Núcleo de Ecología, Salud y Bienestar Humano (Universidad de Los Lagos, Chile)

    Bárbara Direito (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

    Isabel Amaral (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

    Juan Coca (Universidad de Valladolid, España)

     

    Deadline for submission: May 15th, 2018

    Saiba mais sobre Dossiê "Ambiente, saúde e bem-estar humano"
  • Dossier "Hystory, Science and Nature"

    2017-11-01

    Dossiê “História, Ciência e Natureza”

    A relação entre História, Ciência e Natureza é profundamente dinâmica e interdisciplinar, permitindo aprofundar o conhecimento sobre os usos do planeta e da Natureza (Terra/ Oceanos/ Mares). Tomando como focus de análise estes eixos pretende-se seguir uma perspectiva transnacional e comparativa da História das Ciências e das Técnicas. Procura-se, assim, compreender a Natureza como meio de modernização da actividade económica, social, científica e cultural dos Estados e das Nações. Natureza também esta perspectivada como agente de novas práticas e sociabilidades, representativas de novos ideários filosófico-sociais, nos quais a produção, circulação e apropriação do conhecimento e das técnicas é uma realidade, criando importantes relações que unem o mundo Mediterrânico ao mundo Ibero-Americano e a África. Esta call privilegia as seguintes áreas científicas: História Transnacional; História da Ciência e da Técnica; Internacionalização da Ciência e Internacionalismo Científico; Museus e Colecções Científicas; Espaços e Actores da Ciência; Diplomacia Científica e Cultural; História do Colonialismo; História das Ciências Naturais; História das Ciências da Saúde; História do Ambiente; História da Meteorologia; Mares e Oceanos.

    Publishers

    - Ângela Salgueiro (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
    - José Pedro Sousa Dias (Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Museus da Universidade de Lisboa, Portugal)
    - Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora, Portugal)
    - Sara Albuquerque (Universidade de Évora, Portugal)

    Deadline for submission: January 30th, 2018

    Saiba mais sobre Dossier "Hystory, Science and Nature"
  • Aviso Importante!

    2017-08-17
    Prezados Leitores,
     
    Recentemente fomos informados pelo Ministro da Índia que a Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science foi clonada. Ou seja, um website Fake Phishing < http://www.fstejournal.com/ >, <http://www.frontecirs.com/>, <http://www.fronteiras.info/home.html> usando o e-mail: fronteirs@gmail.com, foi criado com informações replicadas de nosso periódico e instituição. Nele, os falsos editores estão cobrando uma quantia de aproximadamente U$100.00 e prometem a publicação de um artigo em até 7 dias.
     
    Gostaríamos, então, de informar que a Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science não cobra qualquer taxa para publicação de artigos e que, como as avaliações dos artigos submetidos à nossa revista são feitas por revisores ad-hoc voluntários, o processo editorial pode levar em média até 6 meses.
     
    O Portal de Revistas da UniEVANGÉLICA juntamente com o departamento jurídico do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, já estão tomando todas as ações necessárias para que o site falso seja retirado do ar o quanto antes
     
    Para esclarecimentos, o link de acesso ao nosso periódico é: http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras, e o e-mail de contato é: fronteiras.unievangelica@gmail.com.
     
    Desde já agradecemos a compreensão,
     
    Att,
    Editores Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science
    Portal de Periódicos da UniEVANGÉLICA
    Saiba mais sobre Aviso Importante!
  • CALL FOR PAPERS: DOSSIER “SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND ECO-ENTREPRENEURSHIP”

    2017-07-11

    Dossiê “Desenvolvimento Sustentável e Ecoempreendedorismo”

    Consideramos que a relação entre desenvolvimento sustentável e ecoempreendedorismo tem como interface processos criativos e altamente integrativos, no sentido de promover a inclusão social e a sustentabilidade nas suas diversas dimensões: social, econômica, ecológica, espacial e cultural. Este dossiê convida pesquisadores das diversas áreas do saber a submeter trabalhos que incluam processos criativos de gestão inovadora, desenvolvimento de tecnologias e práticas sociais que auxiliem, sobretudo, na compreensão do complexo fenômeno ambiental atual, emoldurado nos câmbios climáticos e nas influências do antropoceno.

    Para tanto, esta chamada privilegia as seguintes temáticas: Desenvolvimento Sustentável na Agricultura; Cidades sustentáveis; Sustentabilidade e Ecologia Política; Ecoempreendedorismo em Sistemas Agroindustriais; Gestão ambiental em Empreendimentos Agroindustriais; Eco-inovação e Tecnologias Ambientais; Caraterísticas dos Ecoempreendedores; Ecoempreendedorismo e seus impactos no desenvolvimento ambiental, econômico e social.

    Publishers

    - Carlos Cyrne (PhD, Univates, Brazil)
    - Doris Sayago (PhD, Universidade de Brasília, Brazil)
    - Simone Stulp (PhD, Univates, Brazil)
    - Valdir Fernandes (PhD, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil)

    Deadline for submission: September 30th, 2017

    Saiba mais sobre CALL FOR PAPERS: DOSSIER “SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND ECO-ENTREPRENEURSHIP”
  • Dossier “Management of water resources and protected territories”

    2017-03-21

    Dossiê “Gestão das Águas e de Territórios Protegidos”

    As áreas protegidas são territórios dedicados à proteção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e dos valores culturais. Esses territórios são o principal instrumento para a conservação da natureza em todo o mundo. Contudo, por trás desse conceito se desvelam grandes desafios que vão desde a governança territorial, o manejo de ecossistemas e a gestão de conflitos. Um ponto chave para a gestão eficaz das áreas protegidas é a compreensão multidisciplinar e interdisciplinar dos sistemas socioambientais e institucionais: recursos hídricos, vegetação, solo, clima, fauna, infraestrutura e recursos humanos, dentre outros. A gestão das águas constitui outro grande desafio do nosso tempo, especialmente em razão das crescentes demandas e conflitos pelo uso da água e das crises hídricas que atingem diferentes regiões do País. Para superar essa situação, é importante a implantação do modelo sistêmico-participativo na gestão das águas, com descentralização, participação social e integração entre os segmentos e instituições. Em consonância com essas ideias, este dossiê está aberto à apresentação de artigos que discutam e usem estes conceitos de forma interdisciplinar e contribuam com a melhor governança das áreas protegidas e das águas.

    Publishers

    - Dr. Antonio Cezar Leal (Universidade - campus de Presidente Prudente)
    - Dr. Carlos Christian Della Giustina (Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Anápolis, Brazil)
    - Dra. Cristiane Gomes Barreto (Universidade de Brasília, Brasília, Brazil)
    - Dra. Vivian da Silva Braz(Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Anápolis, Brazil)

    Deadline for submission: April 30th, 2017

    Saiba mais sobre Dossier “Management of water resources and protected territories”
  • Dossier "Territories and landscapes in Latin America"

    2016-12-21

    Dossiê "Territórios e paisagens na América Latina”

    Território e paisagem são dois importantes conceitos das ciências sociais e ambientais e que abrangem um vasto campo de questões interdisciplinares em termos espaciais e temporais. Tradicionalmente usados pelos geógrafos, estes conceitos têm sido apropriados nas últimas décadas por ambientalistas e historiadores, dentre outros especialistas. Embora utilizado no esclarecimento e interpretação de diferentes dimensões da realidade, os conceitos de território e, sobretudo, o de paisagem, traduzem importantes pontos de contato: seu desenvolvimento permite uma visão mais complexa da espacialidade e materialidade das sociedades humanas ao longo do tempo. Território e paisagem ligam as ciências sociais com as ciências naturais, o mundo humano com o não-humano e o tempo com o espaço. São conceitos dinâmicos e complexos, que exigem abordagens teóricas e metodológicas interdisciplinares. Ambos permitem uma ampla gama de abordagens importantes no manejo com sistemas altamente complexos de conexões que refletem a multiplicidade de interações entre as sociedades e a natureza. O estudo e aplicação destes conceitos em locais específicos é um desafio interdisciplinar capaz de favorecer importantes contribuições para a compreensão dos processos socioecológicos em um mundo e uma América Latina em transformações.
    Seguindo estas ideias este dossiê está aberto à apresentação de artigos que discutam e usem estes conceitos de forma interdisciplinar, para compreender melhor o passado e o presente da América Latina.

    Publishers

    - Claudia Leal (Associate Professor, Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia)
    - Diogo de Carvalho Cabral (Department of Geography, Brazilian Institute of Geography and Statistics, Rio de Janeiro, Brazil)
    - Marina Miraglia (Associate Professor, Universidad Nacional de General Sarmiento, Buenos Aires, Argentina)
    - Rogério Ribeiro de Oliveira (Associate Professor, PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brazil)

    Deadline for submission: February 6, 2017

    Saiba mais sobre Dossier "Territories and landscapes in Latin America"
  • VOLUME 05 NÚMERO 02 (2016) - Edição Especial "Investigação Qualitativa, Sociedade e Meio Ambiente"

    2016-12-12

    A Edição Especial de Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, consolida três anos de parceria com o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e, agora, também com o International Symposium on Qualitative Research (ISQR). Desde 2014 publicamos edições a partir dos melhores trabalhos selecionados que estão vinculados à temática “Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente”. A partir de criteriosa avaliação do corpo editorial e do comitê científico desses importantes eventos, temos proporcionado a divulgação científica de trabalhos relevantes que lidam com as metodologias qualitativas. Além de Fronteiras, outras importantes revistas brasileiras e internacionais participam dessa parceria, o que nos loca vinculados a uma rede mundial de divulgação de pesquisas qualitativas em diferentes enfoques e procedimentos metodológicos.

    A edição especial apresenta nove (09) artigos relativos aos eventos do CIAIQ/ISQR2016 e ainda, outros quatro (04) artigos submetidos à Fronteiras Journal, que após serem avaliados foram aceitos e escolhidos para compor esse volume, todos considerando a temática relacionada a investigação qualitativa em sociedade e meio ambiente.

    Clique Aqui para Visualizar esta Edição!

    Saiba mais sobre VOLUME 05 NÚMERO 02 (2016) - Edição Especial "Investigação Qualitativa, Sociedade e Meio Ambiente"
  • Dossiê "Uso e conservação da Biodiversidade", v.5 n.3 (2016)

    2016-07-11

    A biodiversidade, ou diversidade biológica, é definida pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Ela abrange a diversidade entre as espécies, dentro das espécies, e de ecossistemas. A biodiversidade pode ser encarada em seu aspecto selvagem e também como biodiversidade domesticada, agrobiodiversidade. Ambas apresentam uma gama praticamente inesgotável de combinações organizadas em teias de alta complexidade, relações que refletem a diversidade na natureza e nas interações entre humanos e natureza, diversidade etnocultural. A teia da biodiversidade encontra-se ameaçada, em todos os seus níveis, e como sem ela não há vida nem processos ecológicos, o grande desafio é saber como equacionar o uso e a conservação da biodiversidade que ainda resta. O presente dossiê está aberto a artigos que discutam esta temática do Uso e da Conservação da Biodiversidade.

    Editores

    - Rubens Onofre Nodari (Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 1C)
    - Eunice Sueli Nodari (Professora Associado IV Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 2)
    - José Luiz de Andrade Franco (Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)

    Data limite para submissão: 26 de setembro de 2016

    Submissão: fronteiras.unievangelica@gmail.com

    Saiba mais sobre Dossiê "Uso e conservação da Biodiversidade", v.5 n.3 (2016)
  • VOLUME 05 NÚMERO 01 (2016) - Dossiê "Biotecnologia e Inovação: Dos laboratórios de Ensino e Pesquisa às Políticas Públicas”

    2016-06-28

    A primeira edição de 2016 da revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, está no ar com a notícia que a partir desse volume todos os artigos contarão com os registros no DOI (Digital Object Identifier). O Doi é uma ferramenta que associa os artigos existentes nas plataformas digitais a um endereço eletrônico. As edições de 2105 já foram incluídas e até o final deste mês as demais edições receberão o registro DOI.

    O volume 5 em sua edição número 1 apresenta o dossiê " Biotecnologia e Inovação: dos laboratórios de ensino e pesquisa às políticas públicas”, coordenado pelos pesquisadores Antenor Lopes de Jesus Filho (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada/Brasília/DF), Eduardo Braz Pereira Gomes (Universidade Estadual de Goiás), Josana de Castro Peixoto (Universidade Estadual de Goiás e Centro Universitário de Anápolis), Lucimar Pinheiro (Centro Universitário de Anápolis) e Renato Rosseto (Universidade Estadual de Goiás). A chamada de trabalhos priorizou artigos que relacionavam o caráter revolucionário da biotecnologia e a sua interação entre universidades, instituições de pesquisa e empresas.

    Clique Aqui para Visualizar esta Edição!

    Saiba mais sobre VOLUME 05 NÚMERO 01 (2016) - Dossiê "Biotecnologia e Inovação: Dos laboratórios de Ensino e Pesquisa às Políticas Públicas”
  • Registro DOI 10.21664

    2016-06-21

    Uma das ferramentas mais frequentes para garantir todos os benefícios dos sistemas de indexadores é o registro DOI (Digital Object Identifier), que a Revista FRONTEIRAS: Journal of Social, Technological and Enviromental Science adotará de agora em diante. Ele associa os artigos existentes nas plataformas digitais a um endereço eletrônico, criando-lhe um número permanente do texto.

    As edições de 2105 já foram incluídas e até o final deste mês as demais edições receberão o registro DOI. Assim, os autores que publicaram em 2015 já podem atualizar os vossos respectivos currículos com a inclusão do registro DOI. A nova edição sairá até o final de junho com todos os artigos incluídos no DOI.

    Saiba mais sobre Registro DOI 10.21664
  • SCOPUS ELSERVIER

    2015-12-30

    É com muita alegria que informamos que a revista FRONTEIRAS: Journal of Social, Technological and Environmental Science foi aceita na SCOPUS/ELSEVIER. A mensagem foi enviada no dia 12 de dezembro de 2015 ao Editor Chefe, Dr. Pedro Cravo.

    Estamos aguardando a inclusão oficial, conforme orientação da Scopus Title Evaluation Support. A revista submeteu pedido de indexação em setembro de 2015, passando por rigorosa avaliação. Nesse intervalo procuramos atender às recomendações da SCOPUS e a nota de aceite já foi publicada no dia 12 de Dezembro de 2015, conforme o link abaixo:

    http://suggestor.step.scopus.com/progressTracker/index.cfm?trackingID=83185BB5A44C087E

    Saiba mais sobre SCOPUS ELSERVIER
  • Volume 04 Número 02 (2015) - Edição Especial "Investigação Qualitativa, Ciência e Meio Ambiente"

    2015-11-27
    A Edição Especial de 2015 da Revista Fronteiras Journal of Social, Technological and Environmental Science, "Investigação Qualitativa, Ciência e Meio Ambiente", contém, numa primeira parte, 8 (oito) artigos selecionados pela comissão organizadora e científica do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015). Os artigos deste número especial foram estendidos e aprofundados em relação às versões publicadas nas atas do CIAIQ2015. Numa segunda parte deste número estão disponibilizados 11 (onze) artigos do Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA2014).
    Clique Aqui para Visualizar esta Edição!
    Saiba mais sobre Volume 04 Número 02 (2015) - Edição Especial "Investigação Qualitativa, Ciência e Meio Ambiente"
  • Volume 04 Número 01 (2015)

    2015-09-10
    A primeira Edição de 2015 da Revista Fronteiras Journal of Social, Technological and Environmental Science apresenta quatro seções, a saber: o Dossiê “História, Saúde e Meio Ambiente”, coordenado pelos pesquisadores Paulo Henrique Martinez (UNESP) e Sonia Maria de Magalhães (UFG); Artigos Avulsos; Notas Técnicas, Pedagógicas e Científicas; e por fim a seção de Resenhas. Uma edição ampla, constituída de artigos oriundos de diferentes áreas do saber e de diferentes regiões do Brasil, bem como do exterior. Esta edição evidencia, ainda, o escopo global que esse periódico tem alcançado desde que iniciou sua política de internacionalizações e indexações, sobretudo no espaço ibero-americano. Assim, nesta edição os horizontes se abrem sobre Europa, África e América Latina, com temáticas diversas que aproximam diferentes abordagens para a convergência nos grandes campos sociais, tecnológicos e ambientais.
    Clique Aqui para Visualizar esta Edição!
    Saiba mais sobre Volume 04 Número 01 (2015)