Caracterização de Solos Lateríticos e Saprolíticos para Pavimentação de Baixo Custo

Autores

  • Gabriela de Oliveira Gomes Faculdade Evangélica de Jaraguá
  • Jéssica Martins Ramos Faculdade Evangélica de Jaraguá
  • Vanessa Honorato Domingos Faculdade Federal de Goiás – UFG

Palavras-chave:

solos tropicais, pavimentação, ensaios

Resumo

O presente artigo aborda as características técnicas e discorre sobre a análise comparativa entre dois tipos de solos tropicais, a serem utilizados na pavimentação brasileira. A demanda por pavimentação está diretamente relacionada ao aumento do tráfego, fazendo-se necessário o aumento de vias pavimentadas. O solo, como o principal material constituinte, deve apresentar características ideais para exercer sua função em cada camada. O objetivo da comparação apresentada neste artigo é conferir as propriedades mecânicas e geotécnicas de cada material, de modo a beneficiar a pavimentação de baixo custo. Para tanto, foram adotados dois tipos de solos expressivos: laterítico e saprolítico, ambos retirados de jazidas naturais. O primeiro material foi retirado às margens da GO 230, no km 13, na localidade de Itapuranga-Go. Já o segundo no setor recanto das minas gerais, na cidade de Goiânia-Go. Para a obtenção dos dados apresentados no trabalho foram realizados ensaios laboratoriais, de acordo com as normas brasileiras regulamentadoras. Após a análise desses indicadores percebeu-se que as propriedades do solo laterítico se destacam em relação as propriedades do solo saprolítico. Além dos resultados obtidos, é necessário submeter ambos os solos a outros ensaios que aprofundem as características de cada solo para a aplicação no pavimento.

Referências

ANGELIM, R. R. Desempenho de Ensaios Pressiométricos em Aterros Compactados de Barragens de Terra na Estimativa de Parâmetros Geotécnicos- Tese de Doutorado em Geotecnia- Universidade de Brasília. Faculdade de Tecnologia/ Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Brasilia. 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6457. Amostras de Solo:Preparação para Ensaios de Compactação e Ensaios de Caracterização. Rio de Janeiro. Agosto, 1986.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6459. Determinação do Limite de Liquidez. Rio de Janeiro. Outubro, 2017.
______. NBR 7180. Determinação do Limite de Plasticidade. Rio de Janeiro. Outubro, 2016.
______. NBR 7181. Análise Granulométrica. Versão corrigida 2:2018. Rio de Janeiro. Dezembro, 1984.
______. NBR 7182. Solo- Ensaio de Compactação. Rio de Janeiro. Agosto, 2016.
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM-MT. Solos- Determinação da densidade real. DNER-ME 093. 1994.
MANSO, E. A. Análise Granulométrica dos Solos de Brasília pelo Granulômetro a Laser. Dissertação de Mestrado em Geotecnia – Universidade de Brasília: Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Brasília. 1999.
MUNSELL, R. Soil Color Charts. New Widson: Kollmorgen Instruments- Macbeth Division,1994. Versão 2009.
NOGAMI, J. S. A Importância da Suplementação dos Resultados de Ensaios Geotécnicos para Finalidades Rodoviárias com Dados Geológicos e Correlatos. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Conselho Nacional de Pesquisas. Rio de Janeiro. 1971.
NOGAMI, J. S. VILLIBOR, D. F. Ampliação do Uso da Metodologia MCT no Estudo de Solos Tropicais para Pavimentação. 28° Reunião Anual de Pavimentação. Belo Horizonte. 1994.
PINTO, C. D. Curso básico de mecânica dos solos. São Paulo, 2006.
SANTANA, H. Manual de Pré-Misturados a Frio. IBP/ Comissão de Asfalto. Rio de Janeiro, RJ, 1993.
SENÇO, W. Manual de Técnicas de Pavimentação. Editora Pini Ltda. Volume 1. São Paulo, SP: 1997.
VILLIBOR, D. F. et al. Pavimentos de baixo custo para vias urbanas. São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Gomes, G. de O., Ramos, J. M., & Domingos, V. H. (2022). Caracterização de Solos Lateríticos e Saprolíticos para Pavimentação de Baixo Custo. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 2(1), 90–101. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3948

Edição

Seção

Artigos