Uso de Polímero Triturado em Substituição ao Agregado Graudo do Concreto

Autores

  • Glauber Oliveira Cunha Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

polímero, reciclagem, inovação

Resumo

A sustentabilidade deixou de ser tratada como tendência e atuando de forma decisiva no ambiente corporativo e no cotidiano das pessoas, onde têm-se buscado estratégias, atitudes ecológicas e economia sustentável a fim de garantir a permanência dos recursos ambientais. Muitas empresas têm investido tempo e dinheiro a fim de retornar ao meio ambiente benefícios retirados durante a produção de suas manufaturas. A engenharia civil tem um papel fundamental na busca e auxílio de inovações e aproveitamento de produtos descartados pela sociedade e caracterizados como “lixo”, sobretudo os materiais produzidos através dos polímeros, visto que vários estudos comprovam que o reaproveitamento deste material junto a construção civil contribui para a redução do descarte incorreto, a geração de emprego e redução de custos.

Este trabalho tem o objetivo de verificar a viabilidade do uso de material polimérico reciclado triturado junto ao concreto, sendo analisado as propriedades mecânicas de resistência a compreensão. Foi adicionado ao traço polímero de PP (polipropileno) triturado em porcentagens de 10%, 20% e 30% sobre a retirada do volume do agregado graúdo e analisando a resistência das peças produzidas a fim comprovar a viabilidade e resistência deste material junto ao concreto.

Referências

ABIPLAST - Associação Brasileira Da Indústria Do Plástico. Relatório de atividades de 2017.
________ - Associação Brasileira Da Indústria Do Plástico. Relatório de atividades de 2016.
ANÁPOLIS: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Anápolis, 2014.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento. Rio de Janeiro, 2006.
_____. NBR 5738/15: Concreto. Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2015.
_____. NBR 5739/94: Concreto. Ensaio de compressão de corpos de prova. Rio de Janeiro, 1994.
_____. NBR 7215/96: Cimento Portland. Determinação da resistência à compressão. Rio de Janeiro, 1996.
_____. NBR 67/96: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1996.
_____. NBR 6118/2001 - Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2001.
BAUER, L.A. Falcão. Materiais de construção, vol. 2, 5º ed. LTC, Rio de Janeiro, 2012.
BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Conama nº 275, DOU, Brasilia, Ministério do Meio Ambiente, 2001.
BORGES, A. N. Curso Prático de Cálculo em Concreto Armado, Rio de Janeiro, Imperial Novo Milênio, 2010.
CANELLAS, S.S. e D’ABREU, J.C. Reciclagem de pet, visando a substituição de agregado miúdo em argamassa. XXI ENTMME, Rio Grande do Norte, 2005.
CANEVAROLO Jr., Sebasuão V. Ciência dos polirneros: um testo básico para tecnólogos e engenheiros. São Paulo: Artliber Editora, 2002.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GRIPPI, Sidney. Lixo, reciclagem e sua história: guia para as prefeituras brasileiras, Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
HELMAN, Hélio. ABIPLAST: há 50 anos transformando a indústria do plástico no Brasil, 1º ed. Editora Definição, São Paulo, 2017.
ISAIA, G.C. Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais, 2ª ed, São Paulo, IBRACON, 2010.
JOHNSTON, C. D. Fiber-reinforced cements and concretes. Vol. 3. Canada: V. M. Malhotra, 2001.
MANO, Eloisa Biasotto e MENDES, Luís Cláudio. Introdução a polímeros. - 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.
MARANGON, Ederli. Aspectos Do Comportamento E Da Degradação De Matrizes De Concreto De Cimento Portland Reforçados Com Fibras Provenientes Da Reciclagem De Garrafa Pet. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2004.
PELISSER, F. Avaliação do desempenho de concreto reforçado com fibras de polietileno tereftalato. 2002. Dissertação (Mestrado em Construção Civil)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
PEREIRA, Lauro Charlet e GOMES, Marco Antônio Ferreira. 4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, 2017.
PLASTIVIDA/ABIQUIM. Plásticos em Foco. São Paulo, Fevereiro, 1997.
SPINACÉ, Márcia Aparecida da Silva e DE PAOLI, Marco Aurélio. A Tecnologia da Reciclagem de Polímeros, Quim. Nova, Campinas, 2005.
UNEP - Valuing Plastics: The Business Case for Measuring, Managing and Disclosing Plastic Use in the Consumer Goods Industry, 2014.
VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: Como ser competitivo protegendo o meio ambiente: (como se prepara para as normas ISSO 14000), São Paulo, Pioneira, 1995.
WALMART BRASIL. Saiba como colocar em prática os 4 Rs da sustentabilidade: o Dicionário da língua portuguesa, 8º ed. rev. atual, Curitiba, 2010.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Edição

Seção

Artigos