Avaliação da Sobrecarga na Vida Útil de Pavimento Flexível – Estudo de Caso em Veículos de Usina Sucroalcooleira

Autores

  • Diogenes Costa de Carvalho Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
  • Ruiter da Silva Souza Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ricardo de Oliveira Mota Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
  • Victor Gomes Barbosa Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Palavras-chave:

sobrecarga, número N, vida útil, desempenho do pavimento

Resumo

O dimensionamento de um pavimento flexível depende diretamente da carga aplicada pelos eixos dos veículos que solicitam esse pavimento, por meio de uma conversão em um número de repetições de um eixo tomado como padrão, número N. Com isso, a vida útil do pavimento é diretamente ligada a essa carga dos veículos transmitida ao mesmo. O presente trabalho se propõe a mostrar os efeitos danosos causados pelos veículos com cargas superiores às permitidas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando como estudo de caso os dados obtidos junto à uma usina sucroalcooleira do estado de Goiás. A análise levou em consideração a carga real de apontamentos realizados na usina, a carga total permitida pela resolução e a permitida pela regulamentação com a sobrecarga limite, estabelecendo um fator de equivalência entre o eixo padrão, realizando a simulação do número N de cada uma dessas situações. Obteve-se, a partir da análise, resultados que demonstram pouca diferença entre o número N obtido considerando os veículos totalmente carregados com a carga limite da resolução do CONTRAN e o número N obtido com cargas máximas e a sobrecarga permitida. Já para o número N obtido com os limites da resolução em relação ao N calculado com a carga real levantada, obteve-se diferenças de mais de 45%, o que representou uma redução de vida útil que chegou a mais de 50%.

Referências

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Publicado

2022-10-03

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Seção

Artigos