Plataforma Meteorológica em Arduino para Monitoramento de Dióxido de Carbono e Monóxido de Carbono Assistidos de Parâmetros Meteorológicos

Autores

  • Eduardo Dourado Argolo Universidade Evangélica de Goiás
  • Bruno Junior Neves Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil
  • Yuri Santiago da Silva Romano
  • Gabriel Neres da Silva
  • Marcelo Wegener Possamai
  • Vitor Augusto Silva

Palavras-chave:

arduíno, monitoramento, atmosfera, gases, dióxido de carbono, monóxido de carbono

Resumo

O emprego de tecnologias para monitoramento da qualidade do ar tem se tornado uma necessidade frente aos diversos malefícios ao equilíbrio da atmosfera, bem como das pessoas que vivem em suas comunidades. As plataformas de monitoramento são importantes devido a aquisição de dados em tempo real e a possibilidade do armazenamento e manipulação das informações recebidas, a utilização dos sistemas Arduino é justificável pelas suas diversas qualidades de adaptação de hardware e software. Os gases de Dióxido de Carbono, Dióxido de Enxofre e monóxido de Carbono são parâmetros importantes na verificação de vários fatores de desiquilíbrio na atmosfera. Equipamentos confiáveis de monitoramento se faz necessário para que se adquira dados para controle. A utilização de uma Estação Meteorológica em conjunto com uma plataforma de sistemas Arduino é o intuito deste projeto na comparação dos dados dos sensores, devido as aplicações cientificas concernentes a atmosfera e a qualidade do ar que a população respira e aos fatores ecológicos que esses gases promovem. O projeto teve objetivo principal a construção de uma plataforma viável para monitoramento de concentração dos gases citados e que fosse autônoma e capaz de guardar os dados para geração de analises posteriores.

Biografia do Autor

Bruno Junior Neves, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil

Titulação: Doutorado em Medicina Tropical – Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Yuri Santiago da Silva Romano

Engenheiro de Computação

Gabriel Neres da Silva

Engenheiro de Computação

Marcelo Wegener Possamai

Engenheiro Civil 

Vitor Augusto Silva

Engenheiro de computação

Referências

Alexandre, P., Vieira, M., Alexandre, P., & Vieira, M. (2015). Utilização de sensores de baixo custo na medição de monóxido de carbono no ar ambiente Utilização de sensores de baixo custo na medição de monóxido de carbono no ar ambiente.
Hsu, K., Ashouri, H., Braithwaite, D., & Sorooshian, S. (2013). Climate Data Record (CDR) Program, 1–55.
Justem, A. (2010). Curso de Arduino - Apostila do Aluno, 36. Retrieved from http://www.cursodearduino.com.br/apostila
Mcelroy, B. (1990). HO., NO, and ClO,,: Their Role in Atmospheric Photochemistry.
Moura, L., Meixner, F. X., Kormann, R., Salustiano, R., Antˆ, M., Fernando, R., & Ferreira, M. (2005). ˜ Do Co 2 Atmosf E ´ Rico Em Área, 22(2004), 259–270.
Oliveira, V. F. De. (2007). Efeito da atmosfera enriquecida em CO2 no crescimento, na alocação de biomassa e no metabolismo de frutanos em Vernonia herbacea (Vell.) Rusby, 90.
Perraud, V., Bruns, E. A., Ezell, M. J., Johnson, S. N., Yu, Y., Alexander, M. L., Zelenyuk, A., et al. (2012). Nonequilibrium atmospheric secondary organic aerosol formation and growth. Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(8), 2836–2841. Retrieved from http://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1119909109
Philippopoulos, K., & Deligiorgi, D. (2012). Application of artificial neural networks for the spatial estimation of wind speed in a coastal region with complex topography. Renewable Energy, 38(1), 75–82. Pergamon. Retrieved March 19, 2018, from https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960148111003892?via%3Dihub
Rozante, J. R. (2017). Metropolitanas de São Paulo e campinas: estudo observacional cidade de campinas: estudo observacional E ( PIBIC / CNPq / INPE ) Vinícius Rozante ( UNICAMP , Bolsista PIBIC / CNPq ), (July).
ROMANO, YSS; DIAS, RP. Desenvolvimento de Estação Meteorológica Utilizando Arduino. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Computação). Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, 2018.
Souza, C. P., Matias, J., André, S., Paulo, S., & Matias, J. (2016). FATEC SANTO ANDRÉ Tecnologia em Eletrônica Automotiva Sistema de Segurança Para Crianças Utilizando Sensores de CO e CO 2 FATEC SANTO ANDRÉ Tecnologia em Eletrônica Automotiva Sistema de Segurança Para Crianças Utilizando Sensores de CO e CO 2.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Artigos