Estudo Acerca dos Métodos de Categorização de Risco Associados a Gestão de Barragens e Rejeitos

Autores

  • Dioney Antonio Romeiro Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG
  • Ludimila de Andrade Silva Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG

Palavras-chave:

barragens de rejeitos, métodos de construção, métodos de categorização de risco

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a definição e conceitos associados a utilização de barragens, focado na comparação dos métodos de construção destas estruturas para contenção de rejeitos e apresenta uma discussão acerca dos métodos de categorização de riscos aos quais as obras estão sujeitas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica sistemática com foco de pesquisa em artigos e teses recentes acerca do tema para a fundamentação teórica deste artigo científico, avaliando e comparando os métodos de construção de barragens de acordo com sua função, material e fundação. Fez-se uma revisão literária acerca dos métodos disponíveis na bibliografia para classificação das barragens quanto ao risco a fim de compará-los e discutir as vantagens e desvantagens dessas ferramentas utilizadas no processo de gestão de risco de barragens. Dentre os itens discutidos, pode-se avaliar por meio de análises de viabilidade estrutural que o barramento à jusante é o mais indicado para contenção de rejeitos de mineração, no entanto, o mais utilizado em território nacional é o método à montante, com cerca de 88 barragens registradas. Além disso, segundo o método de classificação de risco adotado em território nacional, descrito na Resolução nº 143 (CNRH, 2012), 43 destas barragens são classificadas como de alto dano potencial associado. O estudo revelou ainda, que a maioria (72) barragens são classificadas na categoria de baixo risco, assim como a barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG, que se rompeu.

 

Referências

AMORIM, Enio Fernandes. Efeitos do Processo de Deposição no Comportamento de Rejeitos da Mineração de Ouro. 2007. 125p. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) – Universidade de Brasília, Brasília-DF.
ARAÚJO, Cecília B. Contribuição ao estudo do comportamento de barragens de rejeito de mineração de ferro. Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, 2006.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei no 1.181 de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei nº 12.334/2010. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF. 2010.
CARDOZO, Fernando Alves Cantini; PIMENTA, Matheus Montes; ZINGANO, André Cezar. Métodos construtivos de barragens de rejeitos de mineração – uma revisão. HOLOS, v. 8, p. 77-85, 2016.
CNRH. Resolução nº 143/2012. Seção 1 do D.O.U de 4 de setembro de 2012.
CONSELHO DE POLÍTICA AMBIENTAL - COPAM. Deliberação Normativa Nº 62. Lex: Diário do Executivo - Minas Gerais, 17 de dezembro de 2002. 9 p.
COSTA, Walter Duarte. Geologia de barragens. Oficina de Textos, 2016.
DNPM. Portaria Nº 416, de 03 de setembro de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 2012.
DUARTE, Anderson Pires. Classificação das barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais no estado de Minas Gerais em relação ao potencial de risco. Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Belo Horizonte, 2008.
ESPÓSITO, Terezinha de Jesus; DUARTE, Anderson Pires. Classificação de barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais em relação a fatores de risco. Rem: Revista Escola de Minas, v. 63, n. 2, 2010.
LOPES, Luciano M. N. O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais Sinapse Múltipla, 5 (1), jun 1-14, 2016. Disponível em < http://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla>. Acesso em 06 de março de 2019.
LOZANO, F.A.E. (2006). Seleção de locais para barragens de rejeito usando o método de análise hierárquica. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações. São Paulo, SP. 128 p.
MELO, Alexandre Vaz de; FUSARO, Teresa Cristina. Avaliação de Métodos de Análise de Riscos Aplicados a Barragens. XXX Seminário Nacional de Grandes Barragens, v. 20, 2015.
MOREIRA, Ana Raquel Palatino. Método de Execução de uma barragem. 2012. Tese de Doutorado.
PEREIRA, Oniwendel Felipe De Morais. Análise da Classificação de Barragens de Contenção de Rejeitos no Brasil, Quanto ao Critério de Categoria de Risco. Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais. Belém – PA. 2016.
PIASENTIN, Corrado. Módulo I – Barragens: Aspectos Legais, Técnicos E Sócioambientais. Unidade 2: Aspectos Gerais Da Segurança De Barragens. 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Romeiro, D. A., & Silva, L. de A. (2022). Estudo Acerca dos Métodos de Categorização de Risco Associados a Gestão de Barragens e Rejeitos. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 3(1), 21–39. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3593

Edição

Seção

Artigos