Planejamento e Controle de Obra de Residência Unifamiliar

Autores

  • Felipe Rocha
  • Paulo Vitor Caetano de Oliveira Lima Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG

Palavras-chave:

planejamento, controle da obra, atividades da obra, duração das atividades, custo

Resumo

A importância do planejamento na execução de obras é fundamental para o sucesso de um profissional da construção civil, promovendo a racionalização do processo executivo e tem como objetivo a otimização das etapas de uma obra, buscando minimizar custo e maximizar a produtividade. Este estudo visa a análise e aplicação do planejamento e controle de obra de residência unifamiliar, buscando o aperfeiçoamento dos métodos, sua correta aplicação para mitigar erros, e consequentemente diminuir o custo, otimizando o tempo de cada atividade determinada durante o trabalho no canteiro de obra, principalmente sem ocorrer perda na qualidade do produto final. Será abordado a necessidade do planejamento e como fazê-lo, estabelecendo previamente as intenções, metas e meios para sua concretização, antecedendo possíveis problemas que são visualizados quando se aplica as técnicas de planejamento, adequando soluções de forma rápida e certeira para contorná-los, tornando exequível o cronograma e o orçamento, facilitados pela alocação de recursos de forma correta e permitindo que o produto seja padronizado. Sua conclusão contribui para a capacitação dos profissionais envolvidos com obras, demonstra de forma clara e objetiva como planejar e controlar as suas etapas e mostrar que essa pode ser uma grande diferença a ser apresentada pelo engenheiro responsável, proporcionando confiabilidade e bons resultados devido a qualidade dos serviços prestados.

Referências

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO – CBIC. Resumo dos principais indicadores do setor da construção civil. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.cbicdados.com.br/menu/sala-de-imprensa/sala-de-imprensa>. Acesso em: 17 nov. 2016.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. e atual. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.
GOLDMAN, Pedrinho, Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 4. ed. atual. São Paulo: Ed. Pini, 2004.
MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Ed. Pini, 2010.
SINDICATO DA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DE GOIAS – SIDUSCON-GO. Tabelas do CUB 2016. Goiânia-GO, 2016. Disponível em: <http://www.sinduscongoias.com.br/arquivos/download/cub/cub-janeiro-2016.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
VISIOLI, Rita de Cássia. Metodologia para gestão de obras residenciais de pequeno porte: um estudo de caso. In: Repositório institucional, 2002. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/82500/187416.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 14 nov 2016, 14:55.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Rocha, F., & Lima, P. V. C. de O. (2022). Planejamento e Controle de Obra de Residência Unifamiliar. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 4(1), 40–51. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3519

Edição

Seção

Artigos