Qualidade na Construção Civil: PBQP-H - Análise do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat

Autores

  • Elton Simão Vieira FACEG - Faculdade Evangélica de Goianésia
  • João Marcelino de Oliveira Neto

Palavras-chave:

Programa de qualidade, Construção civil, PBQP-H

Resumo

A qualidade tem desempenhado um papel muito importante nas empresas em geral, incluindo as do ramo de construção civil, devido às exigências do cliente com os processos de construção em todas as suas fases, incluindo a etapa após a entrega das obras, no momento em que o produto realmente é utilizado. Face à competitividade existente hoje no segmento da construção civil, as empresas procuram investir em programas de qualidade e uso de novas tecnologias, visando benefícios como a redução de custos, ganho de tempo, maior produtividade, além de estarem prestando um melhor serviço à população. O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e da modernização produtiva, através da qualificação de construtoras, mão de obra, fornecedores de materiais e serviços, entre outros. O presente artigo procura salientar a importância e as vantagens para as empresas do setor da construção civil se adequarem a um sistema de qualidade, mais especificamente ao PBQP-H.

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9001:2000 Sistemas de gestão da qualidade – requisitos –. Rio de Janeiro, 2000.
BAUER, P.R.S. Programa de Qualidade. As dificuldades para obtenção e adequação do programa PBQP-H; SIQ-C. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI – Ijuí, 2005.
BENETTI, H.P.; JUNGLES, A.E. Avaliação do PBQP-H em empresas de construção no sudoeste do Paraná. Unochapecó. Desempenho de Sistemas Construtivos. Workshop, 2006.
BRASIL. Ministério das cidades. PBQP-H no Brasil. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/pbqp-h/histórico.htm>. Acesso em: setembro 2018.
DEPEXE, M. D. Modelo de análise da prática da qualidade em construtoras: focos da certificação e custos da qualidade. 2006. 155p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
FRAGA, S.V. A qualidade na construção civil: uma breve revisão bibliográfica do tema e a implementação da ISO 9001 em construtoras de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2011.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MELGAÇO, L.A.; VIEIRA, M. da P.C.; ANDERY, P.; ROMEIRO FILHO, E.Visão prospectiva sobre a gestão operacional em construtoras certificadas no PBQP-H. I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável. X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. São Paulo18-21 julho 2004.
MELICHAR, L. O controle da qualidade como ferramenta de gestão para a melhoria da performance nas diversas etapas construtivas. Projeto de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro,2013. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/ monopoli10007914.pdf> Acesso em: setembro 2018.
MORO, J. M. Obras públicas (falhas, vícios e omissões). Monografia no Curso de Pós-Graduação em Construção de Obras Públicas da Universidade Federal do Paraná, Cascavel, 2010. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/34373/jeciele%20marreto%20moro.pdf?sequence=1>. Acesso em: setembro 2018.
OLIVEIRA, K. G. S. Análise das Mudanças do Novo SiAC (Pbqp-H) E os Possíveis Impactos no Setor da Construção Civil. TCC no Curso de Engenharia Civil da UFPB, João Pessoa - PB, 2017. Disponível em: < https://security.ufpb.br/ccec/contents/documentos/tccs/2016.2/analise-das-mudancas-do-novo-siac-pbqp-h-e-os-possiveis-impactos-no-setor-da-construcao-civil.pdf>. Acesso em: setembro 2018.
PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. Disponível em: <http://www.pbqp-h.gov.br>. Acesso em: setembro 2018.
PICCHI, F.A. Sistemas de qualidade: uso em empresas de construção de edifícios. 1993. 15p. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC/104. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1993.
SANTOS, A. PBQP-H faz construção civil entender diferença entre investimento e custo. 2011. Disponível em: http://www.cimentoitambe.com.br/pbqp-h-faz-construcao-civil-entender-diferenca-entre-investimento-e-custo/. Acesso em: setembro, 2018.
SANTOS, J, Metodologia de gestão integrada aplicada à indústria da construção civil: segmento habitacional, 2005.
SOUZA, R.; MEKBEKIAN, G. Entraves comportamentais e de gestão na implantação de sistemas da qualidade em empresas construtoras. In: IV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 1995. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro-RJ, 1995. p.237-242.
TÉCHNE. Construtoras deverão se certificar no PBQP-H para participar do PAC e da Minha Casa, Minha Vida. Revista Téchne, São Paulo, n. 158, mensal, maio. 2010.
TEMPLUM. PBQP-H qualidade habitacional, 2013.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Como Citar

Vieira, E. S., & de Oliveira Neto, J. M. (2019). Qualidade na Construção Civil: PBQP-H - Análise do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 1(1), 54–64. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3180

Edição

Seção

Artigos