Viabilidade Econômica de Fundações Tipo Radier em Edificações de Pequeno Porte

Autores

  • Jean Paulo Correa
  • Luis Paulo Silva Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

viabilidade econômica, radier, fundações

Resumo

A finalidade deste artigo é abordar um tema ainda pouco difundido no Brasil, embora a utilização de fundação em radier seja algo bem comum em países em desenvolvimento, no nosso país esse modelo de construção é pouco utilizado se comparado a outros tipos de fundações comumente indicadas para construções de pequeno e médio porte. Pensando neste contexto atual foi realizado uma pesquisa quantitativa, buscando o estudo da viabilidade econômica para implantação deste tipo de fundação quando comparado a utilização de vigas baldrames, estudar a segurança destes elementos é fundamental, pois sua utilização sem o devido conhecimento técnico pode gerar grandes prejuízos tanto no âmbito social quanto no econômico. Tal responsabilidade fica a cargo de profissionais qualificados, como engenheiros, que fazem com que as tarefas sejam executadas com eficiência, trazendo um grande ganho de tempo, o que influencia diretamente na viabilidade econômica de uma obra. Para tanto foi feita a escolha de um projeto distinto buscando a similaridade com a maioria das construções existentes na cidade de Goianésia-Go. Para o dimensionamento dos elementos de ambas as fundações foi utilizado o software de dimensionamento estrutural EBERICK. Além disso será apresentado os quantitativos e os custos de material e mão de obra para execução de ambas as fundações, mostrando a viabilidade de implantação das mesmas.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estrutura de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8036: Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundação de edifícios. Rio de Janeiro, 1983.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6484: Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2001.
ALMEIDA, L.C. Laje Sobre Solo para Fundação de Residências. Dissertação de Mestrado da UNICAMP/FEC, 2001.
ALONSO, U. R. (1983). Exercícios de Fundações. Ed. Edgard Blücher
AZEREDO, Hélio Alves de. O edifício até sua cobertura – Prática da construção civil. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. 182 p. il. Inclui bibliografias.
CORDEIRO, F. R. F. S. Orçamento e Controle de Custos na Construção Civil. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia UFMG, 2007.
DE FRANCISCO, W. Matématica financeira. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1988.
DÓRIA, L. E. S. Projeto de Estrutura de Fundação em Concreto do tipo Radier. Dissertação de mestrado do Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas. PPGEC/UFAL, 2007.
GEHBAUER, F. Planejamento e Gestão de Obras: Um Resultado Prático da Cooperação Técnica Brasil – Alemanha. 1ª edição. Curitiba: Editora CEFET-PR,
2002. 520 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
KEELLING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.
MORAES, Marcello de Cunha. Estruturas de fundações. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.
NASCIMENTO, G.S; OLIVEIRA, W.L.A.O. Estudos de Fundações Tipo Radier em Concreto Protendido. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFAL.
OLIVEIRA, Luís Martins; PEREZ JR., José Hernandes; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PORDEUS. V. C. Viabilidade Econômica da Utilização dos Radiers na Construção de Habitações de Pequeno Porte. 2009. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.
REBELLO, Yopanan Canrado Pereira, Fundações: Guia prático de projetos, execução e dimensionamento, Zigurate Editora, São Paulo, 2008.
SAMPAIO, F. M. Orçamento e custo da construção. Brasília: Hemus, 1989.
SOUZA, F A. Entrevista - Para projetar e dimensionar esse tipo de laje é preciso fazer o equilíbrio entre cálculo estrutural e análise do terreno onde ele será construído. 11 de dezembro de 2013.
TCPO 2003 – Tabelas de Composição de Preços para Orçamentos. Editora Pini. São Paulo, 2003.
VELLOSO, D. LOPES, F.R. (1998). Concepção de Obras de Fundações. Fundações: teoria e prática. Ed. PINI, 2ª. Ed., São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Correa, J. P., & Silva, L. P. (2022). Viabilidade Econômica de Fundações Tipo Radier em Edificações de Pequeno Porte. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 2(1), 5–15. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3030

Edição

Seção

Artigos