Segurança do Trabalho na Construção Civil: Uma Revisão Literária

Autores

  • Leonardo Amaral Silva Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Segurança do Trabalho, Construção Civil, Segurança

Resumo

Desde tempos atrás é sabido que a construção civil tornou-se uma atividade do tipo que envolve a mão de obra do trabalhador direta, minudenciar o uso de máquinas e equipamentos devido à própria atividade. Os riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos são grandes e todos eles podem comprometer a integridade física e/ou a saúde dos operários. Todavia, quando procuramos buscar pela promoção da proteção de todos envolvidos neste setor, é aplicada a Engenharia de Segurança no Trabalho a qual dispõe de programas, equipamentos e especificações que devem ser adotadas para garantir a integridade física e mental destes trabalhadores. Dada a importância que a Engenharia de Segurança representa para a construção civil, a presente pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a importância da segurança no trabalho aplicada ao setor da construção civil para a redução de acidentes. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pela pesquisa bibliográfica e descritiva, pois se trata de métodos que permitem a busca científica do conhecimento com base em material já elaborado.

Referências

BARBOSA FILHO, Antônio Nunes. Segurança do trabalho e Gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2001.

BRITO, Jussara. Uma proposta de vigilância em saúde do trabalhador com a ótica de gênero. Rio de Janeiro: Cadernos de saúde pública, 1997.

BRUSIUS, Christian Kroeff. A influência do turismo na expansão da construção civil no município de Garopaba. 2010. 71f. Monografia (Curso de Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

CALLERI, Carla. Auxílio-doença acidentário: reflexos no contrato de trabalho. São Paulo: LTr., 2007.

Campos, Diogo. Novos Olhares e Novos Saberes. 2ª edição. São Paulo-SP, 2000.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3ª edição.Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2ª edição, Editora Campos – Rio de Janeiro-RJ, 2004.

Chiavenato, Idalberto. Recursos Humanos. Edição Compacta. 7ª edição. Editora Atlas S.A. São Paulo-SP, 2002.

CBIC. Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil. Acidentes de Trabalho da Construção Civil. Belo Horizonte, 1997. Disponível em:
<http://www.cbicdados.com.br/ files/textos/044.pdf >. Acesso em: 20, março, 2015.

COLOMBO, Caroline Bitencourt. O acidente do trabalho e a responsabilidade civil do empregador. 2009. 84f. Monografia (Curso de Direito) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

COSTA, Analice Trindade. Indicadores de acidentes de trabalho em obras da construção civil no Brasil e na Bahia. 2009. 51f. Monografia (Curso de Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.

CÔRTES SILVA, DIOGO. Um sistema de gestão da segurança do trabalho alinhado à produtividade e à integridade dos colaboradores [Minas Gerais] 2007 IX, 48 p. 29,7 cm (EPD/UFJF, Graduação, Engenharia de Produção, 2006) Monografia - Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Engenharia de Produção 1. Programa de Comportamento Seguro I. EPD/UFJF II. Título (série). Disponível em http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2006_3_Diogo-Cortes.pdf Acesso em 14 de maio de 2018.

DINIZ, Jadir Ataíde Júnior Segurança do Trabalho em obras de Construção Civil dissertação (graduação) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2002.

FARAH, Maria Ferreira Santos. Estratégias empresariais e Mudanças no Processo de Trabalho na Construção Habitacional no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1993.

FERREIRA, Mário dos Santos. Ergonomia na construção civil: análise do trabalho em alvenaria de blocos cerâmicos. Curitiba: Abergo, 2006.

FONSECA, Artur Batista; et al,. Segurança Do Trabalho Na Construção Civil - Projeto de Pesquisa. Faculdade Evangélica De Goianésia - Curso de Administração. Goianésia – 2012.

GRANDI, Sônia Lemos Desenvolvimento da Indústria da construção no Brasil: mobilidade e acumulação do capital e força de trabalho. 1985. 121f. Tese (Doutorado em Filosofia, Letras e Ciências Humanas) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 8. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2002.

LTDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blüncher, 2005. MEDEIROS, José Alysson Dehon Moraes; RODRIGUES, Celso Luiz Pereira. A existência de riscos na indústria da construção civil e sua relação com o saber operário. Paraíba: PPGEP/UFPB, 2009.

MIRANDA, Carlos Roberto. Introdução à saúde no trabalho. São Paulo: Atheneu, 1998.

OLIVEIRA, João Cândido. Gestão de riscos no trabalho: uma proposta alternativa.Fundacentro, São Paulo, 1999.

PATRICIO, Renato Pickler. Adequação do fmea para gerenciamento de riscos em obra de infraestrutura, após a aplicação da análise preliminar de risco na execução de muro de Gabião. 2013. 66f. Monografia (Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

PESSOA, Lucineide Leite. Riscos de acidente de trabalho na construção civil. JusNavigandi, Teresina, v. 19, n. 3871, fev., 2014. REVISTA PROTEÇÃO. 2013. Disponível em:
<http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/aeps_revela_queda_no_numero_de_a
cidentes_de_trabalho_no_pais/AJy4Acjb>. Acesso em: 20 de maio, 2018.

RODRIGUES, C.L.P. Evolução da segurança do trabalho. Engenharia de Segurança
do Trabalho I. Rio de Janeiro: UFRJ, 1986.

SELVA, Jean Fernando. A ação regressiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em face do empregador nos casos de acidente de trabalho. 2010. 70f. Monografia (Curso de Direito) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2010.

SHERIQUE, Jaques. Aprenda como fazer. São Paulo: LTs, 2004.

SILVA, Marco A. D. da. Saúde e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Best Seller, 1993.

SILVA, Adriano Anderson Rodrigues. SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Revista Pensar Engenharia, v.1, n. 1, Jan./2015 - Faculdade Kennedy, Belo Horizonte. Disponível em www.revistapensar.com.br/engenharia/pasta_upload/artigos/a144.pdf Acesso em 14 de maio de 2018.


SIMÕES, Tattiana Mendes. Medidas de proteção contra acidentes em altura na construção civil. 2010. 84f. Monografia (Curso de Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

TAKAHASHI, Mara Alice Batista Conti; et al. Precarização do Trabalho e Risco de Acidentes na construção civil: um estudo com base na Análise Coletiva do Trabalho (ACT), Saúde Soc. São Paulo, v.21, n.4, p.976-988, 2012.

TORTATO, Rafael Gustavo. Empresas incorporadoras da construção civil e o desenvolvimento local de Curitiba e região metropolitana: aspectos exógenos e endógenos na determinação de sua sustentabilidade. 2006. Disponível em:
<http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/IIseminario/pdf_reflexoes/reflexoes_22.pdf>,
Acesso em: 10 maio, 2018.

Downloads

Publicado

2019-02-26

Como Citar

Silva, L. A. (2019). Segurança do Trabalho na Construção Civil: Uma Revisão Literária. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, 1(1), 28–40. Recuperado de https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/etis/article/view/3020

Edição

Seção

Artigos