O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Template modelo para artigo (Clique aqui para realizar o download)

Como parte do processo de submissão, os autores deverão ajustar seu manuscrito em conformidade com todos os itens predefinidos de formatação e conteúdos essenciais. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para adequação.

  • O manuscrito deve ser original e inédito, e não deverá estar submetido a avaliação de outro periódico Caso o manuscrito já tenha sido previamente avaliado, o fato deverá ser informado em "Comentários ao Editor".
  • No caso de citação de trabalhos disponíveis virtualmente, as URLs deverão ser informadas nas referências.
  • O texto deverá estar em espaço simples; fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto na ordem de apresentação, não no final do documento, como anexos.
  • É necessário que as figuras sejam encaminhadas, também, em arquivos separados do texto, com resolução mínima definida posteriormente.
  • O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. Um modelo de formatação poderá ser baixado.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por
  • Os artigos serão recebidos pela coordenação editorial que fará a separação de acordo com as áreas temáticas da revista. Somente então, serão encaminhados para análise de conteúdo por pareceristas adhoc. Caso haja dúvida sobre o envio do artigo para análise pela coordenação editorial, será enviado para o conselho editorial apresentar parecer. Os pareceres serão encaminhados para a Coordenação Editorial, que encaminhará a decisão final para os autores.
  • Estima-se um prazo de 15 dias para encaminhamento do manuscrito em cada fase requerida para editoração
  • Os pareceristas adhoc deverão confirmar, em até 7 dias, a disponibilidade para avaliação do Após a confirmação, o parecer deverá ser emitido em até 20 dias.
  • Após encaminhamento da decisão final, caso esta seja de aprovação com correções, os autores deverão realizar os ajustes e devolver a versão final do trabalho, com todas as alterações marcadas em vermelho, em até 7 Juntamente com o artigo final, o autor deverá encaminhar uma carta informando as correções realizadas, ou justificando as não realizadas. Caso as correções não sejam realizadas ou justificadas pelos autores, o artigo poderá ser rejeitado.
  • No caso de a decisão final ser para aprovação, com ou sem correções, os autores deverão encaminhar, também, o contrato de publicação.

O autor que receber solicitação de mudança no artigo poderá retornar o artigo para submissão novamente. O prazo para análise do conselho cientifico será novamente de 15 dias. Caso continue com erros o artigo será descartado. Se estiver correta as alterações o artigo será enviado para os Editores Técnicos que publicarão no portal do periódico. 

  • O tipo de avaliação adotado pelo periódico é Duplo-Cego. Ou seja, os autores não tomarão conhecimento dos editores ou pareceristas que avaliarem seu trabalho. Da mesma forma, os pareceristas não tomarão conhecimento dos autores do trabalho durante o processo de avaliação. O anonimato visa garantir que conflitos de interesse não venham a interferir no processo de avaliação.
  • Taxas para Publicação e acesso: Não serão cobradas taxas para publicação ou acesso inicialmente.
  • Os interessados em publicação deverão acessar o portal da revista para visualizar as regras de formatação e as áreas temáticas. Artigos Os manuscritos deverão ser submetidos ao processo editorial através do Uma vez submetido um manuscrito, todas as comunicações referentes a ele serão feitas através do Portal da Revista.
  • Os editores dos periódicos dedicarão o seu melhor esforço na avaliação inicial dos artigos que lhe são submetidos na busca dos revisores mais adequados para analisar cada um dos artigos e na análise dos pareceres dos revisores (CONSELHO CIENTIFICO). O papel do editor deve ser, primordialmente, o de intermediário entre autor(es) e Conselho editorial e cientifico.
  • Limite de participação - É vetado o envio de mais de dois trabalhos, simultaneamente, por um mesmo autor, mesmo que como coautor.

Normas gerais para o texto: Os trabalhos devem ser enviados em arquivo Word (outros formatos não serão aceitos) respeitando-se a seguinte configuração:

  1. Os artigos devem conter título na língua nativa do texto e inglês (caso a língua nativa do texto seja português) ou português (caso a língua nativa do texto seja inglês);
  2. Os artigos não devem conter subtítulo;
  3. Devem ser enviados os dados dos autores tais como: nome, sobrenome, profissão, função, instituição de vínculo (seja universidade ou empresa), e-mail para contato e currículo online em arquivo separado ao texto;
  4. Resumo na língua nativa do texto e inglês (caso a língua nativa do texto seja português) ou português (caso a língua nativa do texto seja inglês);
  5. Palavras-chave – Entre 3 e 5 palavras chave;
  6. Títulos numerados no corpo do texto;
  7. Legendas e Créditos (fontes) nas imagens, tabelas, quadros e gráficos;
  8. Referências bibliográficas.

As falhas e falta de clareza na estrutura e na organização do artigo são frequentemente apontadas pelos revisores como um dos motivos que leva à rejeição.

Não serão aceitos manuscritos que não atendam as normas descritas acima.

Os artigos deverão ter no mínimo (a definir) e no máximo (a definir) páginas do Word, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações).

Formatação de Estilo:

  • Elementos pré-textuais:
    1. Título: na primeira linha, centralizado, Fonte: Arial, tamanho 14, caixa alta e baixa (somente as iniciais em maiúsculas);
    2. O (s) nome (s) do (s) autor (es): duas linhas abaixo do título (considerar espaçamento entre linhas de 1,5), alinhado (s) à esquerda, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes, seguido da indicação do curso e instituição de ensino a que o (s) autor (es) se encontra (m) vinculado (s) – no caso de discentes e docentes – ou indicando empresa ao qual se encontram vinculados e logo abaixo o endereço de e-mail;
    3. Resumo: três linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) (considerar espaçamento simples entre as linhas), escrito na mesma língua do Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 10 (dez) linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Arial, tamanho 11, justificado, para todo o resumo;
    4. Palavras-chave: em número de 03 a 07, duas linhas abaixo do resumo (considerar espaçamento entre linhas de 1,5), na mesma língua do Colocar o termo “Palavras- chave”, em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Arial, tamanho 11, justificado. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto e vírgula;
  • Elementos textuais:
    1. Tamanho da Folha: A4
    2. Margens: 2,5 cm de margem superior e inferior, com margens esquerda e direta de 3,0 cm
    3. Paginação: sem indicação de numeração de páginas
    4. Fonte: Arial, tamanho 11, alinhamento justificado ao longo de todo o texto (exceto título e dados dos autores);
    5. Espaçamento: 1,5 cm entre linhas do No caso de citações com mais de três linhas e outros elementos, tais como tabelas, figuras e similares, o espaçamento entre tais elementos e o texto do artigo deve ser um espaço com entrelinha de 1,5 cm (equivalente a “um enter”) antes e depois.
    6. Citações: no corpo do texto serão de até 03 linhas, entre aspas Fonte: Arial, tamanho 11. Maiores do que 03 linhas, fora do corpo do texto. Fonte: Arial tamanho 10, em espaço simples, com recuo de 4 cm à esquerda. Para espaçamento entre as citações e o corpo do texto ver item “10.2 e”. As referências deverão ser indicadas entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Não utilizar idem ou ibidem.
    7. Notas: se necessárias devem ser colocadas no final do arquivo, numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, no decorrer do Fonte: Arial, tamanho 10. Alinhamento justificado, sem espaçamento entre notas, espaço simples dentro da nota.
    8. Títulos e subtítulos das seções: em numeração arábica, sem recuo de parágrafo, em negrito (numeração, título e subtítulo), tudo em maiúscula para todos os títulos, e maiúscula e minúscula somente para os subtítulos de cada seção. Exemplo: 1 A construção da Não numerar Resumo, Conclusão e Referências
    9. Elementos ilustrativos: figuras, imagens, fotos, mapas, gráficos, entre outros, devem ser inseridos o mais próximo possível do parágrafo onde são citados, contendo a devida legenda na parte inferior, título na parte superior, numeradas
    10. Fórmulas: devem ser indicadas no texto numeradas
    11. Tabelas ou quadros: devem ser indicadas no texto contendo a devida legenda na parte inferior, numeradas
    12. Citações no corpo do texto: títulos de obras devem vir em itálico, assim como palavras estrangeiras que também deverão ser grafadas em itálico.
    13. Siglas: todas as siglas inseridas no decorrer do texto devem vir acompanhadas do significado da palavra por extenso em sua primeira utilização. Exemplo: USP (Universidade de São Paulo).
  • Elementos pós-textuais:
    1. Todas as referências citadas no texto deverão aparecer completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) As referências deverão estar com alinhamento justificado e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Políticas de Autoria (Direitos Autorais, Licença Creative Commons, Copyright, etc)