METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO.

Autores

  • Ana Luiza Boni
  • Beatriz Ferreira Carvalho
  • Cibelle Xavier
  • Juliana Queiroz Xavier
  • Marluce Martins Machado da Silveira

Resumo

O aleitamento materno é a mais sabia estratégia natural de vínculo nos primeiros meses de vida, devido aos benefícios nutricionais, imunológicos, sociais, econômicos e afetivos, representando, portanto, importante papel na redução da morbimortalidade infantil. Entretanto, fatores como o desconhecimento das mães sobre a importância e as vantagens do aleitamento, mitos e prática errônea de sua técnica podem contribuir para a interrupção da amamentação. Tendo em vista a importância desse tema e a necessidade de expandir os conhecimentos sobre aleitamento, acadêmicos do curso de medicina da Unievangélica de Anápolis desenvolveram um projeto educativo sobre aleitamento materno. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência desse projeto. A ação educativa teve como público as agentes comunitárias de saúde da Unidade Básica Anexo do Itamaraty. A metodologia utilizada para a ação foi a dialógica-participativa, sendo que, para abertura e apresentação da temática utilizou-se um vídeo abordando o assunto, seguido por uma discussão, na qual os participantes interagiram com os alunos sobre os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe-bebê. Num terceiro momento, foram apresentados slides que abordavam a temática da fisiologia da lactação e obstáculos encontrados na amamentação. Em seguida, foi demonstrada pelos alunos a técnica do aleitamento em um protótipo de uma mama e uma boneca. A participação das agentes foi bastante significativa. A prática de ações educativas realizadas por acadêmicos engrandece e reforça seu conhecimento teórico e permite maior aproximação e compreensão dos pacientes. Aprender a abordar desde já este segmento facilita e colabora com a futura prática médica.

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Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente