SAÚDE E MEIO AMBIENTE: PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DO BAIRRO SÃO JOSÉ, ANÁPOLIS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luís Filipe Roriz Jacomossi De Oliveira
  • Rafael De Souza Bueno
  • Vitor Afonso Pereira Nunes
  • Guilherme Augusto Moreira Silva
  • Sandra Cristina Guimarães Bahia Reis

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação e tem a Estratégia Saúde da Família (ESF) como um importante parceiro. O presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção das crianças da Escola Municipal São José, Anápolis sobre a saúde e seu meio ambiente. A população foi formada por 12 crianças de 7 a 9 anos. Utilizou-se da técnica do desenho livre, com o uso de papel e giz de cera de várias cores. A direção da escola autorizou a pesquisa. Para a análise dos dados utilizou-se da frequência em que apareceram imagens semelhantes ou não, ligadas a saúde e ao ambiente. Os desenhos apresentaram figuras associadas às campanhas de vacinação - injeção, à assistência domiciliar, com a presença do Agente Comunitário e à existência da Unidade de Saúde. Quanto aos aspectos sanitários, a percepção das crianças foi diferenciada. Apareceram figuras de lixeiras e também lixos soltos em lotes baldios nas ruas e calçadas. As ações da ESF foram percebidas pelas crianças através de suas práticas de atenção primária no bairro, principalmente a vacinação. Já o lixo solto foi o que mais apareceu nos desenhos, apontando para necessárias ações intersetoriais a serem feitas para melhorar a limpeza do bairro.

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Publicado

2014-11-28