Percepção docente da aprendizagem baseada em problemas - medicina UniEVANGÉLICA

Autores

  • Sylvana Castro Sacchetim
  • Cláudia Regina Major
  • Denise Borges de A. Mendanha
  • Adriana Alves Teles
  • Fernando Henrique C. Souza
  • Marco Túlio Sousa Sandes

Resumo

O estudo relatado neste artigo teve como objetivo conhecer a percepção docente do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA a respeito do Método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Quanto ao método adotado, foi realizado um estudo de campo, transversal, retrospectivo, descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas com 20 docentes do curso de medicina da UniEVANGÉLICA. Os dados
evidenciaram que os entrevistados, quando questionados sobre o usodo método na formação médica, demonstraram positividade, apontando aspectos como humanização e maior necessidade de atuação pelo discente na construção do conhecimento. Dos professores entrevistados 85% acreditam na melhor capacidade do método na formação de médicos com habilidades interpessoais e interprofissionais, enquanto 95% afirmaram que a metodologia (PBL) exige mais do docente que atua em áreas fora de suas especialidades nas tutorias. A conclusão foi de que a aprendizagem baseada em problemas apresenta um modelo inovador para a construção do aprendizado. Portanto, existe a quebra de conceitos, historicamente construídos, sobre o processo do aprender ,
e vários são os desafios que o método PBL propõe aos docentes e discentes.

Publicado

2014-07-24