Influência Das Atividades Extracurriculares Sobre O Desempenho Acadêmico De Estudantes De Medicina

Autores

  • Carlos Eduardo Gomes Leal
  • Guilherme Freire de Almeida
  • Henrique Souza Lemos Horta
  • Maria Clara Costa Lombardi Ferreira
  • Saulo Henrique Dias Oliveira
  • Vinicius Chagas Cardoso
  • Hígor Chagas Cardoso

Palavras-chave:

Atividades extracurriculares, Desempenho acadêmico, Estudantes de medicina, Educação médica

Resumo

As atividades extracurriculares (AEs) são importantes para a graduação e trazem diversas contribuições para os alunos, como: maior satisfação com o curso, melhora da liderança, facilidade de relacionamento interpessoal e desenvolvimento de valores altruístas. É sugerido que os benefícios de uma experiência não obrigatória se manifestam de diversas formas e podem ajudar o aluno a se desenvolver de diversas maneiras. Entretanto, pouco se sabe a respeito do impacto das AEs na vida acadêmica. Dessa forma, o objetivo central do trabalho é avaliar o desempenho acadêmico dos alunos que participam ou participaram de atividades extracurriculares. Para isso, será desenvolvido um estudo analítico, observacional, quantitativo e transversal por meio de aplicação de questionários aos estudantes do 1º ao 8º período do curso de medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, com estimativa de 775 participantes. A coleta de dados para a pesquisa acontecerá por meio da aplicação de dois formulários impressos (sociodemográfico e SRQ-20) presencialmente. Por conseguinte, será possível avaliar a prevalência das AEs por ano de curso, faixa etária e sexo, bem como quais modalidades consomem maior tempo e influenciam mais no desempenho acadêmico e nos índices de sofrimento mental, e se essa influência tem ou não relação com a quantidade de atividades praticadas, podendo, assim, enriquecer as informações acerca de fatores que influenciam a formação médica.

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Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde