Fatores de risco das doenças cardiovasculares em adultos obesos: uma revisão integrativa

Autores

  • Bruno Silva Romano
  • Paulo Henrique Machado
  • João Pedro Garcia Cunha Lopes
  • João Pedro Prado Bueno
  • Gustavo Bento Vasconcelos
  • Diogo Jardim Freire
  • Helem Teles de Oliveira

Palavras-chave:

Fatores de Risco, Doenças Cardiovasculares, Obesidade, Adulto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo correlacionar os fatores de risco das doenças cardiovasculares em adultos obesos. A metodologia dessa mini revisão integrativa foi realizada utilizando as bases de dados eletrônicos PubMed e Scielo, adotando os descritores “Fatores de Risco”, “Doenças Cardiovasculares”, “Adulto” e “Obesidade”. Os 5 estudos selecionados em meio aos 11 encontrados foram avaliados e tiveram sua seleção pautada na capacidade de relação com o objetivo da revisão. Como resultados, pode-se destacar que os artigos analisados fazem um compilado dos diversos fatores de risco que podem ser abordados no tema das doenças cardiovasculares e apresentam pontos que se relacionam de maneira a se complementarem e aumentarem a força dos estudos.  A maior divergência se apresentou no artigo de SAADATI et al. (2021), que apresentou que o fator de risco da obesidade central tende a não ser tão influente como outros fatores de risco (alta pressão sistólica e o aumento da espessura intima-media carotídea). Através da análise dos dados que foram levantados, pode-se concluir que os fatores de risco a doenças cardiovasculares em adultos obesos mais apontados foram o alto índice de massa corpórea que foi associado com os triglicérides, com a circunferência abdominal e a idade. A alta pressão sistólica, os níveis elevados de PCR (proteína C reativa), história prévia de infarto do miocárdio, maior prevalência de hipertensão, diabetes, obesidade e sedentarismo também foram apontados como fatores muito relevantes nas doenças cardiovasculares.

Referências

ALVIM et al. Prevalência de Doença Arterial Periférica e Fatores de Risco Associados em uma População Rural Brasileira: Estudo Corações de Baependi. Cardiovasc Sci.,31(4)405-413) 2018.

FIGUEIREDO et al. Obesidade e sua relação com Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares em uma População Nipo-Brasileira. Arq Bras Endocrinal Metab; (52/9) 2008.

LIMA et al. Agrupamentos de Fatores de Risco Cardiometabólicos e sua Associação com Aterosclerose e Inflamação Crônica em Adultos e Idosos em Florianópolis, Sul do Brasil Arq Bras Cardiol.,117(1):39-48, 2021.

SANTOS et al. Processamento de alimentos e fatores de risco cardiometabólicos: revisão sistemática. Revista de Saúde Pública ;54:70. 2020.

SAADATI. et al. O Efeito Direto do Índice de Massa Corporal nos Resultados Cardiovasculares entre Participantes sem Obesidade Central pela Estimativa por Máxima Verossimilhança Direcionada. Arq Bras Cardiol, v. 116, n. 5, 2021.

TREPANOWSKI et al. Efeito do jejum de dias alternados no emagrecimento, manutenção de peso e cardioproteção entre adultos obesos metabolicamente saudáveis. Jama Intern Med.; 177(7):930-938. 2017.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde