Os aspectos sociais como fatores desencadeantes da obesidade pediátrica

Autores

  • Adiel Sant’Ana Filho
  • Clara Barreto Moraes do Carmo
  • Teodora Fernandes Arantes de Castro Lino
  • João Tsuyoshi Telles Mizuno
  • Murilo Queiroz Vieira
  • Sara Fernandes Correia

Palavras-chave:

obesidade pediátrica; comportamento sedentário; tecnologia; habitos alimentares.

Resumo

Este estudo se trata de uma mini-revisão integrativa e aborda a obesidade pediátrica e seus fatores desencadeantes, ao expor de que maneira esses fatores sociais impactam crianças de 6 a 11 anos que se enquadram neste quadro patológico. Foram analisados estudos entre os anos de 2018 e 2022 em crianças de 6 a 11 anos que apresentam obesidade infantil. Além disso, este estudo explicita os principais fatores sociais que atuam como desencadeantes na obesidade pediátrica, como alimentação, sedentarismo e exposição às tecnologias. Ao final desta mini-revisão, verificou-se a importância da participação ativa de pais ou responsáveis, além das instituições de ensino, nas práticas alimentares das crianças, a fim de corrigir tanto os hábitos alimentares do público infantil quanto outros padrões de comportamento, como o sedentarismo e o tempo exposto às telas. 

Referências

MOTTA, A.C.P., et al. Obesidade pediátrica e seu impacto na saúde pública brasileira: revisão bibliográfi-ca. Rev Bras Interdiscip Saúde – ReBIS, 3(1): 27-32, 2021.

FERRARI, G.L.M.; VICTO, E.R.; MATSUDO, Victor K.R. Estudo internacional de obesidade infantil, estilo de vida e ambiente (ISCOLE) Brasil. Diagn Tratamento, 23(3): 109-115, 2018.

BAGGIO, M.A., et al. Obesidade infantil na percepção de crianças, familiares e profissionais de saúde e de educação. Texto & Contexto Enfermagem, v. 30, 2021.

VERGA, S.M.P., et al. O sistema familiar buscando a transformação do seu comportamento alimentar diante da obesidade infantil. Revista Brasileira de Enfermagem, 75(4), 2022.

LOPES, P.C.S.; PRADO, S.R.L.A.; COLOMBO, P. Fatores de risco associados a obesidade e sobrepeso em crianças em idade escolar. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(1), 2020.

NERI, L.C.L., et al. Obesidade Infantil: Manole, 2017.

BARBOSA, V.L.P. Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. 2ª edição. Manole, 2008.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente