Efeitos benéficos da terapia assistida por animais no tratamento de crianças não neurotípicas

Autores

  • Cecília do Carmo Destéfano
  • Giovanna Silveira de Lima
  • Samara Gomes Dias
  • Thiago Teodoro de Siqueira Neto
  • Haroldo Neto Diniz Antônio
  • Sara Fernandes Correia

Palavras-chave:

terapia assistida com animais; criança; animais; interação homem-animal; terapia assistida por animais; terapia por animais e transtornos mentais; transtornos mentais.

Resumo

A terapia assistida por animais (TAA) é um método terapêutico não convencional que se mostra valioso para o tratamento de inúmeras patologias, dentre elas, os distúrbios mentais em crianças podem ser melhor explorados e tratados, visto que a TAA proporciona uma maior interação entre terapeuta e paciente, fortalecendo o vínculo imprescindível para a terapia. Diante dessa perspectiva, o trabalho em questão se propõe a fazer uma mini revisão integrativa, através de cinco artigos selecionados, a fim de compreender os efeitos benéficos da terapia assistida por animais em crianças não neurotípicas. Diante disso, os principais efeitos observados perpassam a dinâmica social dos pacientes, como a interação familiar e escolar das crianças. Também foi observado a construção de vínculos afetivos com o animal que auxiliam tratamentos de doenças psiquiátricas como ansiedade e depressão, ao proporcionar uma identificação do paciente com o animal terapeuta. Bem como, a TAA facilita o trabalho dos terapeutas ao amenizar o primeiro contato e prolongar a comunicação com os pacientes. Além de contribuir para o desenvolvimento motor e educacional das crianças. Mediante a esses resultados, a adoção da prática da TAA é uma realidade crescente, mas que encontra alguns impasses, como o treinamento dos animais, possíveis alergias e estranhamentos, além de medidas e infraestruturas necessárias para garantir a segurança de todos os envolvidos na TAA. Com isso a TAA reivindica maiores investimentos financeiros e técnicos para sua utilização. Portanto, a TAA é uma técnica promissora para o tratamento de crianças não neurotípicas, cuja discussão científica é ansiada e fundamental para ampliar seu uso, a fim de alcançar mais pacientes e amplificar seus efeitos benéficos.  

Referências

ALVES, Nilza Dutra et al. MELHORIAS DO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS. Rev. Omni. Sap., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 77-85, 7 abr. 2022.

BASTOS, Carla Resende et al. Terapia Assistida por Animais (TAA) em crianças com transtorno do espec-tro autistaatendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 1-12, 13 set. 2020.

JORGE, Sheila Souza et al. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. PUBVET, [S. l.], v. 12, n. 11, p. 1-9, 21 nov. 2018.

MACHADO, Juliane De Abreu Campos et al. TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS (TAA). Revista Científica Eletrônica de medicina veterinária, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 1-7, 29 jan. 2008.

MARINHO, Jéssica Riedi Souza; ZAMO, Renata de Souza. Terapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento. Redalyc, Rio de Janeiro-RJ, v. 17, n. 3, p. 1063- 1083, 19 maio de 2022.

MORAIS, Camila Soares Izidoro et al. Fisioterapia associada à terapia assistida por animais em criança com paralisia cerebral: estudo de caso. Fisioterapia Brasil , [S. l.], v. 23, n. 2, p. 278-287, 19 maio de 2022.

NOGUEIRA , Maria Teresa D. et al. Terapia assistida por animais como estratégia pedagógica para crian-ças que apresentam transtorno do espectro autista. Revista Gepec Vida, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 50-60, 16 dez. 2019.

POTRICH, Tassiana et al. Programa de intervenções assistidas por animais para crianças com transtorno do espectro autista. REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 1-8, 7 dez. 2021.

SANTOS , André Luiz de Oliveira et al. Percepção de cuidadores e profissionais da saúde sobre a terapia assistida por animais. Revista Multi Debates, Palmas-TO, v. 5, n. 2, p. 56-63, 16 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente