Prevenção de obesidade em crianças e adolescentes aliada a exercícios físicos e alimentação saudável

Autores

  • Arthur Damaceno Camargo Costa
  • Larissa Neves de Castro
  • Lucas Fernando Costa Camelo
  • Luciano Andrade Machado
  • Maria Eduarda Campos Romano Palhares Morais
  • Júlia Maria Rogrigues

Palavras-chave:

Obesidade. Jovens. Alimentação saudável. Exercício físico.

Resumo

A obesidade é considerada uma doença crônica e uma epidemia do século XXI e é definida como o acúmulo anormal de gordura que representa risco à saúde. As tendências globais de sedentarismo e alimentação pobre em nutrientes têm levado ao aumento dessas doenças entre crianças e adolescentes. Diante disso, a presente mini revisão tem como objetivo entender se as crianças e adolescentes com um estilo de vida mais saudável, baseada em exercícios físicos e alimentação saudável, têm menos chances de desenvolver obesidade. Para isso, foram utilizados artigos do Google Acadêmico e Scielo e, como critérios de inclusão, foram utilizados os idiomas português ou inglês, data de publicação dos últimos 5 anos, artigos disponíveis de forma gratuita e completa e que fossem ensaios clínicos. Os resultados alcançados por eles demonstraram que há, sim, relação entre esses dois fatores e a redução de massa corpórea. Desse modo, são importantes práticas preventivas de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes relacionadas a atividades aeróbicas e alimentos saudáveis.

Referências

BARBALHO, E. et al. Influência do consumo alimentar e da prática de atividade física na prevalência do sobrepeso/obesidade em adolescentes escolares. Caderno Saúde Coletiva, v.28, p.12-23, 2020.
DA COSTA, J. Unimed: A importância do exercício físico nas doenças crônicas, 2019. Página inicial. Dis-ponível em: < https://www.unimed.coop.br/web/>. Acesso em: 05 de out de 2022.
DE CASTRO, J. et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade e os fatores de risco associados em adoles-centes. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 12, n.69, p.84-93, 2018.
DE OLIVEIRA, D.; DE OLIVEIRA, E. Sedentarismo infantil, cultura do consumo e sociedade tecnológica: implicações à saúde. Revista Interação Interdisciplinar, v. 4, n.1, p. 155-169, 2020.
GUIMARÃES, T. Unimed: Obesidade infantil: as causas, os riscos e como prevenir esse problema, 2018. Página inicial. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/>. Acesso em: 18 de out de 2022.
LÓPEZ, A. et al. Play as a method to reduce overweight and obesity in children: an RCT. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 346, p. 1-10, 2020.
MILITZ, T. et al. Nível de atividade física, alimentação e tempo de tela de crianças com obesidade. Me-mória Acadêmica, p. 1-14, 2019.
OLIVEIRA, L. et al. Excesso de peso, obesidade, passos e atividade física de moderada a vigorosa em crianças. Revista de Saúde Pública, v.51, n.38, p. 1-12, 2017.
PORTO, C.C. Semiologia Médica. 8ª. ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2019.
TIAN, Z. et al. Study on physical training in the lipid metabolism regulation of obese adolescents. Re-vista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 29, p. 1-4, 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Medicina Preventiva