A Inclusão De Pessoas Com Deficiência No Mercado De Trabalho Brasileiro

Autores

  • José Antônio da Silva Neto
  • Marcos Divino de Oliveira Júnior
  • Natalia Silva Bueno
  • Cecília Magnabosco Melo
  • Juliane Macedo
  • Welton Dias Barbosa Vilar
  • Rúbia Mariano da Silva

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência. Acessibilidade. Mercado de trabalho.

Resumo

A pessoa com deficiência (PCD) é aquela possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que pode dificultar sua participação de forma integral na sociedade. Variadas são as barreiras impostas que impedem o pleno exercício laboral de uma PCD, como barreiras funcionais, as quais incluem arquiteturas inadequadas, dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e ao meio de transporte, além da perspectiva capacitista e errônea que os empregadores possuem. Portanto, o objetivo desta mini revisão é conhecer a realidade social da PCD no mercado brasileiro e as prováveis dificuldades e medidas de inclusão existentes por meio de uma revisão bibliográfica. O presente trabalho foi embasado em cinco artigos e a busca bibliográfica foi realizada utilizando os bancos de dados online. Para a estratégia de busca, foram utilizados os seguintes descritores: Pessoa com Deficiência; Acessibilidade; Mercado de Trabalho. Foram incluídos estudos de 2012 a 2022, que estabeleceram relação com o objetivo proposto na língua vernácula. Nos estudos, notou-se uma maior tendência na contratação em indivíduos com deficiência física, auditiva e visual, sendo tal seletividade possivelmente relacionada com as adaptações que são necessárias no ambiente de trabalho. Em vários casos, observou-se que as PCDs são posicionadas em cargos inferiores dentro do campo de trabalho, o que contribui para a rotulação de pouca capacidade, o que acaba os deixando estereotipados. Além disso, com relação ao mercado de trabalho rural, verificou-se que as PCDs sofrem disparidades e exclusões. Conclui-se que ainda existe um estigma em torno da contratação de PCDs no mercado de trabalho, onde muitas empresas realizam a incorporação desses para evitar as penalidades legais. Além disso, a análise dos estudos permitiu inferir que ainda há uma estereotipação da PCD, o que leva, na maioria das vezes, a ocupação de cargos inferiores e a propagação de crenças capacitistas.

Referências

CARMO, M.M.I.D.; GILLA, C.G.; QUITÉRIO, P.L. Um estudo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Interação em Psicologia, v. 24, n. 1, 2020.

FISCHER, L.V. et al. Pessoa Com Deficiência e o mercado de trabalho no âmbito rural. Anais do Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNISC, 2021.

OLIVEIRA, R.R.; RIBEIRO, F.C.; DA SILVA, S.R. A Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual no Mercado de Trabalho. Revista pluri, v. 5, n. 1, p. 217-232, 2022.

SANTANA, M.E.S.; BUENO, R.A. O desafio de inclusão do deficiente no mercado de trabalho e suas percepções. TCC-Psicologia, 2021.

SANTOS, D.S.; LIMA, N.G.H. Questão de gênero e pessoa com deficiência: um estudo sobre a inserção da PCD do gênero feminino no mercado de trabalho através do SINE/Manaus. Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019, 2019.

UHMANN, S.M.; SCHWENGBER, M.S.V. Sujeitos com deficiência no mundo do trabalho: discursos que marcam aparências e, por sua vez, capacidades? Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-18, 2020.

VIANNA, L.M.B.P.; TARDELLI, P.G.A.S.; ALMEIDA, L.I.R. Inclusão e mercado de trabalho: uma análise das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em ingressar no mercado de trabalho da grande Vitória (ES). Destarte, v. 2, n. 2, p. 95-109, 2012.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde