Relação das empresas de cigarro com o aumento dos usuários e a percepção de risco do uso de cigarro entre jovens

Autores

  • Laura de Melo Rocha
  • Daniela Alves Carmo
  • Danielle Taveira
  • Júlia Monteiro
  • Maria Fernanda Bento
  • Sara Fernandes Correia

Palavras-chave:

Cigarro. Jovens. Cigarros Eletrônicos.

Resumo

Este artigo aborda a alta incidência de uso de cigarros eletrônicos por jovens questionando o papel que as empresas de cigarro têm sobre o seu uso. Observando as estratégias, coube analisar o discurso e a percepção de riscos por parte dos usuários. A pesquisa mostrou que as novas empresas tentam desvincular as imagens dos cigarros eletrônicos com os cigarros convencionais e traçar uma linha argumentativa de que os primeiros são mais saudáveis e socialmente mais aceitos. Além disso, a análise do aumento dos impostos sobre os cigarros convencionais mostrou a redução do seu uso, mostrando a redução aproximada de 46% e o impacto gerado, diminuindo também as mortes e comorbidades provocadas pelo tabagismo, visto que o seu uso impacta diretamente na aparição de doenças crônicas não transmissíveis. Ademais, analisaram também a relação entre as embalagens de cigarros descartadas nos resíduos domiciliares, mapeando áreas com mais índices de legalidade, significando produto mais barato e maiores riscos à saúde.

Referências

ACIOLI, N. Uso de cigarros eletrônicos vira febre entre jovens em bares e festas de Salvador; especialista faz alerta sobre riscos à saúde. G1, 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/ba/bahia/verao/2022/noticia/2022/02/12/uso-de-cigarros-eletronicos-vira-febre-entre-jovens-em-bares-e-festas-de-salvador-especialista-faz-alerta-sobre-riscos-a-saude.ghtml>. Acesso em: 16/05/2022.

ALMEIDA, L.M. et al. Névoas, vapores e outras volatilidades ilusórias dos cigarros eletrônicos. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, suppl 3, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/3kYxFygfNJbJ3sKp7FHWFZD/?lang=pt. Acessado em: 11/05/2022.

CAMPOS, O.M. et al. Fatores de risco e proteção para as doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes nas capitais brasileiras. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, suppl. 1, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/wKDChdqhbjFFsxWBHMW7RFP/?lang=pt. Acessado em: 11/05/2022.

MACHADO, A.T., et al. Contribuições da análise de embalagens de cigarros descartadas nos resíduos domiciliares do Município do Rio de Janeiro, Brasil, para estimativa de mercado ilegal. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. 8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/tFRQ8Xs5kDyBKmmZDcn3wbt/?lang=pt. Acessado em: 11/05/2022.

PEREIRA, B.T. et al. Fatores associados ao consumo do cigarro entre adolescentes de escolas públicas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 52, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/wKDChdqhbjFFsxWBHMW7RFP/?lang=pt. Acessado em: 11/05/2022.

PINTO, M., et al. Carga do tabagismo no Brasil e benefício potencial do aumento de impostos sobre os cigarros para a economia e para a redução de mortes e adoecimento. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. 8, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/vgcQw6xMbxKJps9N4MXcndv/?lang=pt. Acessado em: 11/05/2022.

VARELLA, D. Cigarro eletrônico na adolescência. Drauzio Varella uol, 2020. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/cigarro-eletronico-na-adolescencia-artigo/. Acessado em: 23/05/2022

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Tobacco. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco>. Acesso em: 15/05/2002.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde