O cuidado ao cuidado ao idoso na atenção primária à saúde em tempos da COVID-19 em Anápolis, Goiás: um relato de experiência

Autores

  • Bruna de Almeida Macedo
  • Giovanna Cordeiro Prates
  • Marina Curado Taveira
  • Ludmylla Ramos Teixeira
  • Nathallia Viana Diniz
  • Wilson Nunes
  • Jivago Carneiro Jaime

Palavras-chave:

Idosos. Fragilidade. IVCF-20. Pandemia da COVID-19.

Resumo

Com a ocorrência da Pandemia da COVID-19 e as medidas de isolamento social, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tiveram seu papel como porta principal de acesso dos idosos aos serviços de saúde dificultado. Logo, pessoas idosas que dependiam das UBS para terem acesso aos serviços de saúde e até mesmo a espaços de vínculo social, tiveram seu processo de manutenção, recuperação e promoção da saúde prejudicados. Assim, este trabalho teve por objetivo relatar a experiência dos acadêmicos de medicina em relação ao desafio da atenção primária no cuidado com a saúde do idoso no período de pandemia da COVID-19, tendo como base as visitas domiciliares proporcionadas pela UBS Parque dos Pirineus. O grupo de 13 acadêmicos, divididos em duplas ou trios, conheceu a rotina da unidade e acompanhou 6 idosos por meio de visitas as suas residências. Durante esse período, observou-se que a UBS teve parte de suas atividades comprometidas pelo distanciamento social e pela falta de profissionais em consequência da Pandemia, acarretando diminuição da quantidade de atendimentos ofertados à população dependente. Com isso, muitos idosos assistidos pela UBS tiveram sua saúde prejudicada durante o período pandêmico e a aplicação do IVCF-20 pelos acadêmicos atestou esse declínio ao constatar que 3 dos idosos acompanhados tinham altos índices de vulnerabilidade. A partir dessas observações e levando em consideração que o envelhecimento populacional está relacionado a maior predisposição à síndrome da fragilidade, os acadêmicos realizaram uma devolutiva para cada idoso visando explicar as formas de evitar os riscos que a fragilidade traz para a saúde do indivíduo, além de como prevenir problemas futuros de saúde. Portanto, ao final dessa vivência, foi possível constatar os impactos negativos da Pandemia sobre as UBS e como isso prejudicou a realização de atividades que são essenciais para a prevenção de fragilidade nos idosos adscritos.

Referências

ANDRADE, A.N., et al. ANÁLISE DO CONCEITO DE FRAGILIDADE EM IDOSOS. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 21, n. 4, p. 748-756, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para o Cuidado das Pessoas Idosas no SUS: Proposta de Modelo de Atenção Integral. Brasília, 2014.

BRASIL, Portaria 2.528 de 19 de outubro de 2006. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Ministério da Saúde, Brasília: DF, 2006.

BUNO, C. S.; BURLGARELLI, A. Atenção Primária à Saúde e o contexto da pandemia de COVID-19:reflexões sobre o cuidado em saúde de pessoas idosas. Revista Saúde em Redes, v.7, n.1,2021.

CUPERTINO, A.P.F.B.; ROSA, F.H.M.R.; RIBEIRO, P. C. C. Definição de envelhecimento saudável na perspectiva de indivíduos idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 1, p. 81-86, 2005.

HAMMERSCHMIDT, K. S. A.; SANTANA, R. F. Saúde do idoso em tempos de pandemia Covid-19. Cogitare enfermagem, p. 1-10, v.25, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72849.

ILC-BR – CENTRO INTERNACIONAL DE LONGEVIDADE BRASIL. Construindo o Futuro do Envelhecimento. Brasil, 2019.

ILC-BR – CENTRO INTERNACIONAL DE LONGEVIDADE BRASIL. VIII Fórum da Longevidade Discute Covid-19, Envelhecimento Ativo, Solidariedade e Políticas Públicas. Brasil, 2020.

OLIVEIRA L. P. B. A., MENEZES R. M. P.. Representações de Fragilidade para Idosos no Contexto da Estratégia Saúde da Família. Texto contexto Enferm, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 301- 309, 2011.

RODRIGUES, R. A. P.; FHON, J. R. S.; LIMA, F. M. (org.). O Cuidado ao Idoso na Atenção Primária à Saúde em Tempos de COVID-19. Ribeirão Preto: Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2021. E-book (296p.) Disponível em: http://conteudosdigitais.eerp.usp.br/ebooks/O_cuidado_ao_idoso_na_atencao_primaria_a_saude_em_tempos_de_covid-19.pdf. Acesso em: 14 maio de 2022.

VALER, D. B., et al. The significance of healthy aging for older persons who participated in health education groups. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 18, n. 4, p. 809-819, 2015.

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO announces covid-19 outbreak a pandemic.Geneva, 2020. Disponível em: https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic. Acesso em 14 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde