Impactos da ansiedade e depressão para gravidez e para o período pós parto

Autores

  • Pedro Henrique Tomé Alves
  • Lucas Andrade de Rezende
  • Ananda Camille Silva Oliveira
  • Maria Luisa Martineli
  • Sara Fernandes Correia

Palavras-chave:

Gravidez., Pós-Parto, Influência, Depressão, Ansidedade

Resumo

Transtornos psicológicos e emocionais afetam diretamente a saúde das mulheres no período da gravidez e do pós-parto. É importante que quaisquer alterações emocionais sejam percebidas por profissionais de saúde já nos pré-natais, bem como uma análise eficaz das condições psicológicas, socioculturais e financeiras das gestantes, como forma de garantir a melhor assistência na época gravídica e pós-parto. Sabe-se que diversos fatores influenciam às alterações emocionais na gravidez. Diante disso, esta mini revisão integrativa foi idealizada com intuito de identificar quais as influências e consequências de problemas psicológicos, mais especificamente, ansiedade e depressão, durante a gravidez e período pós-parto. Para seleção dos artigos foi realizada uma busca por artigos na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) por meio dos descritores: “gravidez” e “ansiedade”. Por meio das literaturas utilizadas, constatou-se que presença ou ausência do pai do bebê, uso de cigarros e outras drogas, planejamento ou não da gravidez, presença de rede de apoio, escolaridade e condições financeiras são alguns dos fatores que influenciam no período gestacional e do pós-parto. À luz dessa perspectiva, conclui-se a necessidade de uma análise criteriosa dos fatores que são capazes de alterar o emocional das gestantes e, sempre que possível, realizar o pré-natal psicológico (PNP) com a gestante, a fim de estabelecer estratégias de prevenção e de diagnóstico precoce da depressão pós-parto (DPP)

Referências

CAMPOS, P. A.; CARNEIRO, T. F. Sou mãe: e agora? Vivências do puerpério. Psicologia USP, v. 32, 2021.
Saúde da mulher na gestação, parto e puerpério. Guia de orientação para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Brasil, 2019.
DEL PORTO, J. A. Conceito e Diagnóstico. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 21, 1999.
CASTILLO, A. R. G. L. et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22 p. 20-23, 2000.
MEIRELES, J.F.F. et al. Comparação entre gestantes do setor público e privado da saúde: uma abordagem psicológica. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 19, p. 79-87, 2019.
FUJITA, .T.L. et al. Características sociodemográficas e psicológicas associadas ao tabagismo na gravidez. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 47, n. 5, 2021.
ARRAIS, A.R.; ARAÚJO, T.C.C.F; SCHIAVO, R.A. Fatores de risco e proteção associados à depressão pós-parto no pré-natal psicológico. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, p. 711-729, 2018.
SILVEIRA, M.S. et al. Ansiedade e depressão na morbidade materna grave e near miss. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 35, 2019.
SOUZA, L.G. et al. Ansiedade e depressão em mães de recém-nascidos internos em unidade de terapia intensiva. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.
SILVA, M.M.d.J. et al. Ansiedade na gravidez: prevalência e fatores associados. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 51, 2017.
SILVA, G.A. et al. Estudo de base populacional sobre a prevalência de near miss neonatal em município do sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil vol.17 no.1, 2017
PARIS, G.F; PELLOSO, S.M; MARTINS, P.M. Qualidade da assistência pré-natal nos serviços públicos e privados. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 35, p. 447-452, 2013.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente