Resolução de pé torto congênito com tratamento menos invasivo: um relato de caso

Autores

  • Bryan Andraus Simonian Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Fernanda Morais Machado Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Guilherme Calil e Silva Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Kamila Norberlandi Leite Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Lucas Neves Ferreira Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Luciana Vieira Queiroz Labre Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Pé torto equinovaro, Tratamento, Diagnóstico, Etiologia

Resumo

O pé torto congênito (PTC) é uma deformidade musculoesquelética, causada por mau alinhamento dos ossos, alteração da conformação óssea e retração das partes moles. A sola do pé é girada medialmente e isso leva a criança a andar nas laterais do pé.  É frequente ao nascimento e de causa idiopática. O tratamento utilizado para o PTC, até o início dos anos 2000, era feito através de cirurgias corretivas que resultavam em fraqueza muscular, dor, artrite e deformidade residual, o que culminava em cirurgias recorrentes para correções. Dessa forma, surgiu um método revolucionário para o tratamento do PTC, o Método de Ponseti, que é não invasivo, apresenta um custo mais baixo e traz ótimos resultados a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, o relato apresentado trata-se de um paciente do sexo masculino, com algumas semanas de vida diagnosticado com PTC ao nascimento. O tratamento foi realizado através do Método de Ponseti, com manipulações seriadas e trocas de gesso semanalmente, até que se atingisse uma correção adequada para iniciar o próximo passo do tratamento: secção percutânea do tendão calcâneo (tenotomia de Aquiles), e por fim, o uso de aparelho ortopédico de abdução, a órtese de Dennis Brown. A partir da descrição do relato e da análise das literaturas já existentes, percebeu-se que essa técnica traz vários benefícios para os pacientes, incluindo resultados de pés fortes, flexíveis, funcionais e indolores. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo relatar um caso de pé torto apresentando um método de tratamento em que não há cirurgia ou em que há intervenção cirúrgica mínima.

Referências

MARANHO, D. A. C.; VOLPON, J. B.; Congenital Clubfoot. Acta Ortopédica Brasileira, v. 19, n. 3, 2011.

PONSETI, I. et al. Pé Torto: Tratamento pelo Método de Ponseti. GLOBAL-HELP, 2005. Disponível em <https://associacaoprimeiropasso.files.wordpress.com/2015/07/apostila-ponseti.pdf> Acesso em: 19/09/2021.

Dobbs MB, Gurnett CA. Atualização sobre pé torto: etiologia e tratamento. Clinical Orthopaedics and Related Research, v. 467, n. 5, p. 1146-53, 2009.

CHUEIRE A.J.F.G., et al. Tratamento do pé torto congênito pelo método de Ponseti. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 51, n. 3, 2016.

DIBELLO, D., et al. What a paediatrician should know about congenital clubfoot. Italian Journal of Pedri-atrics, v. 46, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde