Manejo do cateter vesical de demora em um paciente crítico: relato de caso

Autores

  • Gabriel Braga de Siqueira Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Rafael Braga de Siqueira Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Thalysson de Souza Rangel Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Victoria de Sousa Moura Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Vitor Ramos Dayrell Pereira Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Maria Sonia Pereira Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Silvia Mara Maloso Tronconi Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Cateterismo urinário, Cateteres de demora, Infecção, Trato urinário

Resumo

A Cateterização Vesical (CV) ou urinária consiste na introdução de um cateter através da uretra até o interior da bexiga objetivando realizar a drenagem urinária, seja para fins diagnósticos ou para permitir a diurese em situações em que o paciente não consegue controlar ou apresenta alguma impossibilidade decorrente de condições clínicas diversas. O uso de cateteres vesicais por período prolongado constitui fator de risco para infecções do trato urinário (ITU), causando sérios riscos à saúde do paciente. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo evidenciar a relação de causalidade entre os critérios utilizados no manejo do cateter vesical de demora e o desenvolvimento de ITU em paciente crítico. Para tanto, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, onde foram coletados dados em prontuário de um paciente do sexo masculino, 79 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doença renal crônica no estágio III, doença arterial coronariana grave, infarto agudo do miocárdio prévio, déficit auditivo e múltiplas alergias que submeteu a uma cirurgia de revascularização do miocárdio, tendo seu quadro evoluído para diagnóstico de choque séptico, devido as múltiplas complicações e infecções apresentadas.  Por meio da pesquisa foi possível constatar que ocorreu, de fato, uma relação de causalidade entre o manejo da SVD e o desenvolvimento da ITU pelo paciente e que não existe uma padronização dos profissionais da instituição no que tange ao preenchimento adequado dos prontuários eletrônicos.

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à As-sistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.
CAVALCANTE, A.C.T, et al. Atuação da enfermagem frente ao paciente em uso de SVD na prevenção de ITU. Repositório Institucional Tiradentes. Alagoas, 2021
CONTERNO, D.O.L; LOBO, J.A; MASSON, W. Uso Excessivo do Cateter vesical em pacientes internados em enfermarias de hospital universitário. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2011, 45 (5):1087-93.
POTTER, P; PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 9.ed. p.1092-1111. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
MAZZO, A.; GODOY, S.; ALVES, L.M. et al. Cateterismo urinário: facilidades e dificuldades relacionadas a sua padronização. Artigo original. Texto Contexto Enfermagem [Internet]. Florianópolis, 2011 Abr-Jun; 20(2), p. 333-9.
MOTA EC, OLIVEIRA AC. Catheter-associated urinary tract infection: why do not we control this adverse event. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2019.
MOTA, E.C; OLIVEIRA, A.C. Prevenção de Infecção do Trato Urinário associado a cateter: qual o gap na prática clínica. Texto Contexto Enfermagem [Internet], v.28, 2019. Acessado em 04/09/2021; 28:e20180050.
SANTOS, C.M.D, et al. Infecção urinária relacionada a cateterismo vesical de demora: pesquisa bibliográ-fica. Research Society and Development. v.10. n.8, e18610817272,2021.
VIEIRA, F.A. Ações de enfermagem para prevenção de infecção do trato urinário relacionada ao cateter vesical de demora. Einstein [Internet]. 2009; 7 (3 Pt 1): 372-5.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde