Os desafios no acolhimento de pessoas com deficiências na atenção primária à saúde

Autores

  • Osman Anderson Xavier Santos Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Nathália Carolinne Rabêlo de Souza Discente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Lila Louise Moreira Martins Franco Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Aila Davis Fanstone Pina Vieira Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Giovana Galvão Tavares Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Cecília Magnabosco Melo Docente do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA.

Palavras-chave:

Atenção primária, Acolhimento, Pessoas com deficiência, Sistema único de saúde

Resumo

A Atenção Primária é a principal porta de entrada e integração da Rede de Atenção à Saúde no SUS, sendo fundamentada em diretrizes e princípios que garantem o acesso universal à saúde, a resolutividade das demandas dos usuários e a longitudinalidade do cuidado por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS). Entretanto, as inúmeras limitações existentes em algumas UBSs, dificultam a concretização do acolhimento da população, principalmente das Pessoas com Deficiência (PcD). O objetivo dessa mini revisão é identificar e analisar os principais desafios no acolhimento de PcD na Atenção Primária à Saúde. As pesquisas foram realizadas em plataformas, como Scielo, Scholar Google e Lilacs, usando o boleano AND e OR, sendo selecionados 5 artigos entre 2016-2021 que se adequaram aos descritores: “Acolhimento”, “Atenção Primária” e “Pessoas com Deficiência”. A acessibilidade física é comprometida pela escassez de rampas de acesso, ausência de pisos táteis e balcões acessíveis, falta de sinalização nos ambientes, além de assentos e bebedouros não adaptados. A equipe também enfrenta desafios que interferem no acolhimento, como a infraestrutura inadequada, a falta de materiais e recursos audiovisuais, e a capacitação profissional insuficiente que dificulta a comunicação adequada e abordagem integral do indivíduo, sendo que eles podem encontrar dificuldades em entender as necessidades, orientar e até mesmo realizar a promoção de saúde. Logo, essas barreiras revelam o desafio para a implantação de uma assistência humanizada e integral. A Atenção Primária à Saúde, enquanto instrumento de assistência mais próximo da comunidade, cumpre importante atribuição no acesso a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. No entanto, há evidências de que o nível primário não está organizado para satisfazer as necessidades da PcD.

Referências

AMORIM, E.G.; LIBERAU, R.; NETA MEDEIROS, O.M. Avanços e desafios na atenção à saúde de pessoas com deficiência na atenção primária no Brasil: uma revisão integrativa. Holos, v. 1, ano 34, p. 224-236, 2018.

BRASIL. Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº8080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema único de Saúde-SUS, o panejamento da saúde, a assis-tência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm. Acesso em: 24 outubro de 2021.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Humanização. Ministério da Saúde, 2013.

CONDESSA, A.M., et al. Barreiras e facilitadores à comunicação no atendimento de pessoas com deficiência sensorial na atenção primária à saúde: estudo multinível. Rev Bras Epidemiol, v. 23, 2020.

FAVARO, L. C., et al. Percepção do enfermeiro sobre assistência às crianças com necessidades especiais de saúde na atenção primária. Rev Min Enferm, v. 24e-1277, 2020.

FRANCISQUETTI, V., et al. Sentimentos da equipe de enfermagem ao atender um paciente com deficiência auditiva: desafios do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 3, p. 31-51, 2017.

GONDIM, A.P.S.; ANDRADE, J.T. Cuidado humanizado na atenção primária à saúde: demanda por serviços e atuação profissional na rede de atenção primária à saúde - Fortaleza, Ceará, Brasil. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 32, n. 1, p. 61-68, 2014.

MARQUES, J.F., et al. Acessibilidade física na atenção primária à saúde: um passo para o acolhimento. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, n. e2017-0009, 2018.

NÓBREGA, J.D., MUNGUBA, M.C., PONTES, R.J.S. Atenção à saúde e surdez: desafios para implantação da rede de cuidados à pessoa com deficiência. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 30, n. 3, 2017.

PINHO, E.C.C., et al. Acesso e acessibilidade na atenção primária à saúde no Brasil. Enferm. Foco, v. 11, n. 2, p. 168-175, 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde