A Educação à distância e tecnologias de informação e comunicação: ferramenta complementar na odontologia

Tecnologias e informação e comunicação na Odontologia

Autores

  • Lairds Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p161-168

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação a distância; Educação em Odontologia; Tecnologia de informação e comunicação.

Resumo

Objetivo: Abordar a importância do uso das TIC na educação à distância no ensino superior para os cursos de odontologia como uma ferramenta complementar de ensino. Métodos: O período de buscas das publicações foi de setembro a dezembro de 2020. Para este trabalho foram utilizadas publicações disponíveis em meio eletrônico ou impresso utilizando artigos científicos das bases de dados, Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Para os critérios de inclusão foram selecionados artigos de pesquisa e revisões sobre educação mediada por tecnologia na odontologia nas línguas portuguesa e inglesa. Foram excluídas cartas ao editor, artigos que não estavam na íntegra e aqueles em duplicata. Resultados: A subutilização das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta complementar no ensino da odontologia pode gerar riscos aos alunos. Algumas disciplinas aplicadas exclusivamente à distância na odontologia e sem interação do professor-aluno pode comprometer o aprendizado. Conclusão: A educação mediada por tecnologia é recomendável desde que se promova associação de diversas estratégias de ensino-aprendizagem. A capacitação do corpo docente para utilizá-la corretamente e com segurança e o acréscimo nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação de disciplinas que abordem novas tecnologias para o ensino, promovem uma odontologia de qualidade e confiável.

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Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO