O que os alunos de escola pública e particular da cidade de São Paulo sabem sobre alimentação saudável?

Autores

  • Larissa Defini de Campos Centro Universitário São Camilo (São Paulo – SP, Brasil)
  • Matheus Tavares Soliman Centro Universitário São Camilo (São Paulo – SP, Brasil)
  • Naila Maria Banduk Grodzicki Centro Universitário São Camilo (São Paulo – SP, Brasil)
  • Ana Paula de Queiroz Mello Centro Universitário São Camilo (SP)

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v8i2.p83-88

Palavras-chave:

Adolescência, Nutrição, Obesidade, Alimentação saudável

Resumo

OBJETIVO: Identificar percepção sobre alimentação saudável entre adolescentes de escola pública e particular (SP/SP). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, sem intervenção, com aplicação de um questionário eletrônico sobre consumo alimentar entre adolescentes. A amostra foi composta por alunos de ambos os sexos, de 12-15 anos, dos 7º-9º anos do ensino fundamental, de escolas pública e particular na zona sul. Após autorização dos pais, os alunos responderam um questionário online sobre alimentação. RESULTADOS: A amostra foi composta por 108 alunos (53 de escola pública e 55 particular) com a idade de 13,5±0,8 anos, 35,2% (n=38) meninos e 64,8% (n=70) meninas. Aproximadamente, 42% dos alunos da escola particular relataram consumo de arroz e feijão diariamente, e 85% dos alunos da pública (p<0,001). Na amostra total, os alunos acertaram de 27-95% das questões relacionadas ao conhecimento sobre alimentação saudável, sendo, que o número de acertos médio foi de 63%. Na escola pública, os alunos acertaram, em média, 56% das questões, e na particular, 70% (p<0,001). As questões sobre a relação alimento-doença, carboidratos, gorduras, proteína, caloria, sal e açúcar tiveram maior acerto entre os alunos da escola particular comparada à pública (p<0,05). CONCLUSÃO: Os alunos da escola particular apresentaram melhor desempenho teórico comparada à pública. Apesar da diferença da pontuação entre as escolas, em média, os alunos da amostra total ainda tiveram nota abaixo de 70% de acertos. Acredita-se que estratégias envolvendo educação alimentar e nutricional nas escolas se fazem necessárias para melhorar a prevenção e controle da obesidade.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS