Conhecimento, atitude e prática: conceitos e desafios na área de educação e saúde

Autores

  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2020v8i1.p190-198

Palavras-chave:

conhecimentos, atitudes e prática em saúde, enfermagem

Resumo

Objetivo: Realizar uma análise crítica sobre a utilidade e o valor dos inquéritos que o método Pesquisa de Conhecimento, Atitude e Prática (CAP). Fontes de dados: Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE/PubMed, ScienceDirect Journals, Elsevier e Oxford Journals. Após os critérios de inclusão e exclusão foram analisados e discutidos 16 estudos publicados nos últimos 10 anos. Resultados: Síntese dos dados: Os estudos CAP foram usados para fins de diagnóstico e ​​como ferramenta de planejamento e avaliação de intervenções de saúde. O método mostrou-se com maior aplicação nos estudos de corte transversal e com abordagem quantitativa. Observou-se variabilidade entre os estudos quanto a padronização metodológica e ao uso do método. Conclusão: Evidencia-se a necessidade do fortalecimento das principais questões relacionadas ao inquérito CAP como uma ferramenta importante na avaliação das percepções das pessoas, vontade e capacidade de investir e participar de certas práticas e programas na área da saúde.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO