Novo modelo curricular processual do morfofuncional: relato de experiência

  • Áurea Gomes Pidde
  • Gustavo Urzêda Vitória
  • Marcos Paulo Silva Siqueira
  • Paulo Vitor Carvalho Dutra
  • Pedro Humberto Guimarães Alves
  • Denis Masashi Sugita

Resumo

RESUMO: A Educação Médica tem passado por diversas mudanças, nos últimos anos, envolvendo vários aspectos. Logo, para que uma Instituição de Ensino Superior se mantenha no mercado, é necessário investimento e desenvolvimento contínuo de todas suas áreas, inclusive de suas matrizes curriculares e metodologias de ensino e avaliação. Objetiva-se relatar a experiência da implantação do novo modelo curricular processual, na subárea de Morfofuncional, no 5º e 6º períodos do curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. A partir do segundo semestre de 2019, foi adotado um novo modelo didático-pedagógico no Morfofuncional, motivado por reclamações discentes constantes. A estrutura baseada em três módulos semestrais foi mantida e as principais mudanças foram nos processos de ensino-aprendizagem (criação de eixos temáticos) e de avaliação (adoção de um modelo processual, com metodologias avaliativas diversificadas e com menor sobrecarga de temas e dois momentos distintos de Recuperação). O novo modelo encontra-se em aplicação e algumas inferências subjetivas podem ser percebidas, através de relatos dos estudantes. Dentre os pontos positivos, destaca-se maior integração entre Tutoria e Morfofuncional, reorganização dos momentos dedicados para estudos dos discentes, maior retenção de conteúdos, avaliação de múltiplas habilidades (além do conhecimento). Dentre os pontos negativos, a sobrecarga do trabalho docente e a resistência apresentada na adoção de um novo método, principalmente por alguns alunos. Percebe-se que o novo modelo curricular apresenta potencialidades, mas também trouxe consigo alguns desafios na implantação e, portanto, estudos melhor desenhados deverão ser aplicados para averiguar a real eficácia desse novo modelo, em relação ao anterior.
Publicado
2019-11-23
Seção
RESUMOS - Educação em Saúde