Metodologias inovadoras que facilitam o aprendizado de anatomia humana

  • Eduardo Francisco Cardoso
  • Iargram Leite Pereira
  • Matheus Rodrígues de Araújo Estrela
  • Matheus Dias Marinho
  • João Vitor Lopes Martins
  • Sandro Marlos Moreira

Resumo

RESUMO: Considerando a importância dessa disciplina para os cursos da área de saúde, o presente estudo tem por objetivo identificar metodologias inovadoras que possam facilitar o aprendizado de anatomia humana. Foi realizada uma revisão da literatura por meio de buscas nas bases de dados PubMed, BVS e SciELO utilizando as palavras chave “anatomy” AND “innovation” AND “learning”. Os estudos mais recentes e relevantes que tratam do tema sobre aprendizagem de anatomia humana foram selecionados e lidos na íntegra. Dessa forma, foi possível observar que outros métodos de avaliação no processo de ensino aprendizagem, como o “Flipped Classroom”, onde a transmissão de informações é realizada com auxílios do professor, para que o aluno trabalhe de forma independente antes das aulas, podendo assim dedicar o tempo de ensino presencial a um aprendizado mais complexo, contando com a ajuda do professor. Isso permite o desenvolvimento dos alunos de forma que a aprendizagem seja algo mais concreto, tendo como resultado a formação criativa, independente, crítica e reflexiva. A partir desses dados pode-se concluir que essas novas metodologias inovadoras devem ser introduzidas na rotina de aulas sobre anatomia humana, e outras disciplinas, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes  

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Publicado
2019-11-23
Seção
RESUMOS - Educação em Saúde