Os benefícios da videogame terapia no tratamento de Parkinson

Autores

  • Ana Júlia de Oliveira Gualberto
  • Giovanna Sales Nogueira Almeida
  • Millena Batistela Pereira
  • Rafaela Martins Ferreira
  • Ruberpaulo de Mendonça Ribeiro Filho
  • Léa Resende Moura

Palavras-chave:

Videogames, Realidade virtual, Doença de Parkinson

Resumo

Os videogames fazem parte do cenário atual da medicina, devido ao potencial em contribuir com tratamentos que busquem melhora na cognição motora. O objetivo deste trabalho foi avaliar os resultados obtidos em diferentes estudos que utilizaram a terapia com uso de videogames no tratamento de pacientes com doença de Parkinson. Para isso, foram pesquisados artigos nos bancos de dados Scielo e PubMed, publicados entre os anos de 2015 e 2018, utilizando-se os seguintes descritores da Bireme: “Parkinson”, “videogame terapia”, “realidade virtual”. Nos estudos avaliados, os pacientes com a doença de Parkinson foram submetidos a sessões de gameterapia, com duração variando entre 20 e 40 minutos, as quais eram realizadas duas a três vezes por semana. Os resultados obtidos em todos os estudos demonstram que o uso de realidade virtual, imersiva ou não, obtém grande avanço motor, mesmo com um número pequeno de sessões. Conclui-se que a terapia com videogame em pacientes com Parkinson oferece significativa melhora na qualidade de vida dos pacientes e deve ser mais amplamente abordada, a fim de se obter avanços terapêuticos nessa enfermidade.

Referências

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Publicado

2019-07-03